18/07/2019 16h31 - Atualizado em 18/07/2019 16h32

Alunos da Fafi apresentam espetáculo dramático no Sônia Cabral

A morte é o fio condutor que atravessa as oito cenas de “Flores para os Vivos”.

O espetáculo “Flores para os Vivos” interpreta cenas de oito famosas peças dramáticas no domingo (21), às 18h, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória. O espetáculo é o resultado da disciplina Exercício Cênico II, realizada pelos alunos da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (Fafi).

“A morte atravessa as oito cenas desse exercício como um fio condutor que nos leva da Espanha de Lorca ao Brasil de Guarnieri e Nelson Rodrigues, passando pela sensibilidade anglo-saxã de Schiller, Tennessee Williams e Strindberg. Ora ela é fato consumado, ora é fato anunciado, ora está presente, ora é metáfora, por vezes é fim, mas é sempre recomeço” conta Antonio Apolinário, professor da disciplina.

As oitos cenas interpretadas no espetáculo são das peças: “A Casa”, de Bernarda Alba; “Bodas De Sangue”, de Federico Garcia Lorca; “As Rainhas (Maria Stuart) ”, de Friedrich Schiller; “Um Bonde Chamado Desejo”, de Tennessee Williams; “A Mais Forte”, de August Strindberg; “A Falecida”, de Nelson Rodrigues; “Gota d’água”, de Chico Buarque de Holanda e Paulo Pontes e “Eles Não Usam Black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri.

“Flores para os Vivos” é o resultado da disciplina Exercício Cênico II, na qual são experimentados e investigados o trabalho do ator/ atriz na ação dramática, utilizando o que foi aprendido nas disciplinas de “Interpretação”, “Corpo”, “Voz”, “História Social do Teatro” e “Literatura Dramática”.

De acordo com Antônio Apolinário, a interdisciplinaridade tem como objetivo permitir aos alunos possibilidades diversas para vivenciar, testar e experimentar na prática os conceitos estudados e fomentados previamente nas aulas e sua aplicação às montagens de cenas e espetáculos teatrais. Para ele, “o exercício cênico ‘Flores para os Vivos’ convoca os intérpretes em formação da Fafi a um mergulho laboratorial na sala de ensaio, no qual experimentam a criação de personagens e vivenciam o processo criativo de um espetáculo teatral, e convida a plateia a fazer parte desse processo” conta.

Serviço:

“Flores para os Vivos”

Dia 21 - Domingo

Teatro | Classificação: 14 anos

Horário:  18h

Ingressos: R$ 20,00 (inteira) | R$ 10,00 (meia)

Informações à imprensa:

Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac