11/05/2017 11h02 - Atualizado em 11/05/2017 11h06

Abolição da Escravidão será festejada neste fim de semana

Neste sábado, dia 13, a Comunidade Quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim celebra a tradicional festa “13 de Maio: Raiar da Liberdade”. O evento cultural celebra o fim da escravidão no país, e oferece, como principal atrativo, apresentações de diversos grupos de Caxambus, Jongos, Folias de Reis, Charola e Bate Flechas de São Sebastião, Capoeiras, Maculelês e Quadrilhas.

  Para este ano, mais de 20 grupos folclóricos de quatro municípios da região já confirmaram presença na festa. Segundo Emerson da Costa, mestre dos grupos de Quadrilhas e também de Boi Pintadinho Tsunami do Boa Vista, “participar dessa festa tão alegre é um grande prazer, porque lá encontramos nossos irmãos e comemoramos o final da escravidão, que foi tão pesada e sofrida para todos os negros”. Para Edevaldo Adão, mestre do grupo de Caxambu Santa Cruz, “festejar o fim da escravidão é uma grande responsabilidade, pois nunca podemos permitir que nosso país se esqueça desse passado tão doloroso para o povo negro”.

Conforme prega a tradição oral, os festejos acontecem sempre na data de 13 de maio, desde a sanção da Lei Áurea, em 1888, e, há mais de 5 décadas, são conduzidos pela mestra de caxambu Maria Laurinda Adão. Desde o ano 2000, o evento é organizado também em parceria com a Associação de Folclore de Cachoeiro de Itapemirim e pelo gestor de projetos culturais Genildo Coelho Hautequestt Filho, e, neste ano, está sendo patrocinado pelo Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, através do Edital “Culturas Populares e Tradicionais”. A comemoração “Raiar da Liberdade” ocorrerá a partir das 19 horas do próximo sábado, dia 13.

###

 Mais informações:

www.folclorecachoeiro.org

www.facebook.com/associacaofolclorecachoeiro

Tel.: (27) 99915-2453 – Genildo Coelho Hautequestt Filho

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard