29/10/2025 16h32

2ª Literaltinha celebra a infância com pipas, histórias, música e teatro em Vargem Alta

“Histórias que voam” é o tema da 2ª edição da Literaltinha – Festa Literária de Vargem Alta para crianças, que acontece nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no Sítio Querência, no Centro de Vargem Alta.

A Literaltinha é uma realização da Tangerinas do Deserto Produções, e conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult), e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (Minc) e Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Vargem Alta.

Inspirada na poética brincadeira de soltar pipas, a programação promete unir literatura, arte e movimento. Durante todo o evento, pipas confeccionadas e ilustradas pelas crianças do município vão colorir o céu.

“Acreditamos que aliar literatura com a brincadeira da pipa contribui com o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita nas crianças. O corpo caminha junto com o intelecto, principalmente nesta etapa da vida do ser humano. Brincar e mexer com o corpo é também promover a literatura”, destaca o idealizador do projeto, Victorhugo Amorim.

As autoras Elysanna Louzada, Silmara Callegari e Néia Gava participam do bate-papo literário do evento. A programação musical conta com apresentações dos grupos Brincariar, Banda da Flor e Jurassic Kids.

Como atividade preparatória para o evento, uma Oficina de Criação de Histórias foi oferecida aos alunos do 5º ano da EMEB Alzira Gomes, nos dias 29 e 30 de setembro. Com orientação da artista Brenda Perim, cada estudante escreveu sua própria história em papel de seda, material que agora ganha os céus de Vargem Alta transformado em pipas literárias, símbolo da Literaltinha 2025.

Além disso, uma oficina gratuita de contação de histórias será realizada durante a programação. Os interessados devem preencher um formulário online até esta sexta-feira (31). A oficina será ministrada por Sara Passabon, produtora teatral, professora e pesquisadora.

A oficina se propõe a propiciar conhecimentos e reflexão sobre as diversas formas de se trabalhar com crianças; enfocar o ato de contar história como uma forma de criar vínculos afetivos, transmitir valores, estimular a aprendizagem e desenvolver a imaginação; proporcionar uma bibliografia que traga a temática antirracista para o universo infantil; e potencializar a contação de história como forma de quebrar barreiras contra o preconceito.

“A contação de histórias estimula a imaginação do público, sobretudo das crianças, e pode ser muito útil como prática educativa. Nossa intenção com a oficina é despertar os participantes para todas as potencialidades da arte de narrar”, destaca Sara Passabon.

Teatro completa a programação

Durante a Literaltinha, o público também poderá assistir à peça “Felipa e sua pipa”, que será apresentada na sexta-feira (31) e no sábado (1º). Com entrada gratuita, o espetáculo reflete sobre a imaginação infantil e as discriminações de gênero vividas pelas mulheres.

A história acompanha Felipa, uma menina que adora soltar pipa, mas é desencorajada pelos meninos da rua. Com a ajuda de sua avó Lurdes e de uma pipa mágica, Felipa embarca em uma viagem pelo tempo e conhece mulheres marcantes da história do Espírito Santo, como Maria Ortiz, Zacimba Gaba, Rosa Helena Schorling e Carmélia Maria de Souza.

Inspirada na estética do teatro mambembe, a peça mistura elementos do circo e do teatro de rua, em uma encenação lúdica e interativa. A dramaturgia e produção-executiva são assinadas por Victorhugo Passabon Amorim, com direção de Sara Amorim, reconhecida por sua trajetória na cena teatral do sul capixaba.

 

Serviço:

2º Literaltinha – Histórias que voam

Quando: 31 de outubro e 1º de novembro

Local: Sítio Querência (Rua Nicolau Monteiro, Centro, Vargem Alta)

Saiba mais em: www.literalta.com/literaltinha

 

Programação:

31 de outubro

9h | Teatro - Felipa e sua Pipa

9h30 | Quintal Musical - Brincariar

13h | Teatro - Felipa e sua Pipa

13h:15 | Brincadeira com Pipa - Coletivo Não só mais um Silva

13h30 | Show - Brincariar

14h30 | Bate-Papo literário com Elysana Louzada, Silmara Callegari e Néia Gava

15h30 | Teatro - Felipa e sua Pipa

 

1º de novembro

9h | Brincadeira com Pipa - Coletivo Não só mais um Silva

9h | Contação de História

9h30 | Teatro - Felipa e sua Pipa

10h | Oficina de Contação de Histórias

13h30 | Contação de História

14h | Show - Banda da Flor

15h30 | Teatro - Felipa e sua Pipa

16h | Contação de História

16h30 | Show - Jurassic Kids

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard