21/11/2025 10h17

Websérie inédita celebra vida e obra de Geir Campos

A obra do poeta e tradutor capixaba Geir Campos foi objeto de uma pesquisa inédita que resultou em uma websérie, lançada em homenagem ao centenário de seu nascimento. “Não faz mal que amanheça devagar” será apresentada ao público neste sábado (22), no Montanha Clube, em São José do Calçado, às 20 horas. Durante o evento serão exibidos os três episódios, seguidos de uma noite cultural com a participação do duo musical Emana.

O Projeto é contemplado pelo Edital de Produção de Conteúdos Digitais, da Secretaria da Cultura (Secult), e conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), e da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura, Governo Federal.

A produção é idealizada pela poetisa, atriz e produtora cultural Ivny Matos, em parceria com o poeta e produtor Fernando Gasparini, fundadores do grupo Poesia no Ar, que há nove anos realiza ações de divulgação das artes poéticas, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. A série, dividida em três episódios, será disponibilizada no canal do Poesia no Ar no YouTube. A produção contou com o apoio do premiado documentarista Ricardo Sá e da diretora de arte Mônica Nitz.

Durante a pesquisa, a dupla recolheu arquivos e depoimentos de estudiosos, artistas, professores e conterrâneos de Geir Campos, passando por São José do Calçado, no Espírito Santo, e nas cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, no estado do Rio de Janeiro.

“Tivemos muitas dificuldades para reunir documentos, imagens e depoimentos, devido à falta de um acervo organizado e à ausência de notícias dos familiares. Porém, a cada nova informação aumentava a certeza de que esse trabalho é importantíssimo para a memória de Geir e para a história da literatura brasileira”, contou Ivny Matos.

Fernando Gasparini destaca que a poesia de Geir Campos permanece importante nos dias de hoje. “para além da vasta diversidade e da qualidade estética inconteste de sua obra, o poeta evoca preocupações que vão ao encontro das demandas atuais, como a busca por um mundo mais justo, mais solidário, e o anseio por uma sociedade em que todos tenham as mesmas oportunidades de vida.”

A websérie aborda a participação do artista como combatente da Marinha na 2ª Guerra Mundial; a perseguição da Ditadura Militar nas décadas de 1960 e 1970 às suas obras e traduções; o papel político na criação de sindicatos e associações de escritores e tradutores; e o trabalho como jornalista e radialista da Rádio MEC.

Serviço:

Lançamento da websérie “Não faz mal que amanheça devagar

Data: 22/11 (sábado)

Horário: 20h

Local: Montanha Clube - Rua Álvaro Fernandes Medina, 9, São José do Calçado

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard