Solenidade marca certificação de agentes e pontos de leitura do Lugares de Ler

Os agentes de leitura do Projeto Lugares de Ler receberão, das mãos do governador Renato Casagrande e do secretário de Estado da Cultura, Fabrício Noronha, uma certificação como forma de reconhecimento do trabalho prestado ao longo dos 10 meses de execução do Projeto. Também serão certificados os 10 pontos de leitura que acolheram as atividades do Lugares de Ler. A solenidade será nesta quarta-feira (28), às 15h, no Palácio Anchieta, em Vitória.
A certificação dos pontos de leitura, além de também ser um reconhecimento à contribuição dada ao Projeto, marca a integração desses espaços ao Sistema de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo (SEBP-ES), que passará a contar com 75 bibliotecas públicas, comunitárias e pontos de leitura.
Agora, os novos pontos integrados ao Sistema farão parte de uma rede formada a partir da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) e contarão com apoio para a realização de atividades como treinamentos e organização de acervos, aprimorando os serviços prestados e fortalecendo ainda mais as ações de democratização da leitura nas comunidades populares.
O Projeto Lugares de Ler é realizado pela Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), em parceria com o Instituto Agir pela Cidadania. Foi lançado em julho de 2024, no Palácio Anchieta, junto com os livros produzidos com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura). A solenidade contou com a presença do filósofo indígena, escritor, ativista ambiental e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ailton Krenak.
Nos seus 10 meses de atividade, o Projeto realizou 404 atividades extensivas e de culminância literária, como pocket show de música e literatura, monólogo cênico, sarau, exibição de filmes com bate-papo, performances literárias e apresentações circenses. A previsão é de que, até o fim de maio, esse número chegue a 419.
Para a concretização do Projeto, foram selecionados 10 agentes de leitura, um para cada território. Todos receberam uma formação em cultura e literatura e orientações para sua atuação como mediadores locais. Também foram adquiridas 100 obras literárias, de escritores capixabas e de outros estados, sendo 10 exemplares de cada uma, totalizando 1.000 livros.
Em cada ponto nas comunidades foi formado um clube de leitura. Os territórios contemplados no projeto foram os que fazem parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, que atende regiões com alto índice de vulnerabilidade social, sendo três em Vitória (Piedade, São Pedro e Bairro da Penha), dois em Cariacica (Nova Rosa da Penha e Padre Gabriel), e um em Vila Velha (Terra Vermelha), Serra (Carapina), Guarapari (Jabaraí), Aracruz (Jacupemba) e Linhares (Planalto).
Devido ao grande sucesso, o Projeto Lugares de Ler terá continuidade com o Ciclo 2, com previsão de início em julho deste ano.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Schitine / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br