Sinfônica do Espírito Santo na abertura do 6º Festival de Música Erudita do Espírito Santo
Novidades no Festival de Música Erudita do Espírito Santo
Começa neste final de semana, dia 3 de novembro, a 6ª edição do Festival de Música Erudita de Espírito Santo, considerado um dos maiores eventos do gênero no país. Este ano – além dos tradicionais concertos no Teatro Carlos Gomes – outras nove apresentações vão acontecer em patrimônios, escolas e asilo, na programação dos Concertos Itinerantes.
A abertura oficial será neste sábado (03), às 20 horas, no Teatro Carlos Gomes, no Centro, com um concerto especial da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, sob a regência do renomado maestro Roberto Duarte e participação da cantora lírica Natércia Lopes. Todas as apresentações são gratuitas e a retirada dos ingressos será feita uma semana antes de cada espetáculo ou no dia do evento, na bilheteria do Teatro.
O repertório da noite vai apresentar ao público a estreia mundial da Sinfonia nº 2, de Roberto Macedo, a canção “Nostalgia”, de Alceu Camargo e de Villa-Lobos, a obra “Bachianas Brasileiras nº 7.
Ao todo, serão apresentados 12 concertos e uma ópera, totalizando 20 apresentações. O evento é uma realização da Coes, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, a ArcelorMittal, a Autoglass e a OSES - Orquestra Sinfônica do Espírito Santo. Criado com o objetivo de facilitar o acesso à música erudita, o evento busca também ampliar o mercado de trabalho para os mais diversos artistas e profissionais do setor, seja nas áreas de canto e instrumental ou na área cênica.
O maestro
Natural do Rio de Janeiro, Roberto Duarte vem desenvolvendo suas atividades como regente em nosso país e no exterior. Seu interesse pela música brasileira o coloca em posição de destaque no cenário musical, com a apresentação de mais de uma centena de obras em primeira audição mundial e a revisão das obras para orquestra de Villa-Lobos. Teve o privilégio de ter sido discípulo e assistente de dois dos maiores mestres brasileiros: Francisco Mignone e Eleazar de Carvalho. Mais tarde aperfeiçoou-se, ainda, na Itália e na Alemanha. Sua carreira Internacional começou logo depois de ter sido laureado com o Prêmio Serge Koussevitzky; no Concurso Internacional de Regência do Festival Villa-Lobos (1975) no Rio de Janeiro.
Natércia Lopes (Foto)
Cantora lírica capixaba de maior expressão. Bacharel em História (UFES) e Canto (EMES). Aperfeiçoou-se no Conservatório Brasileiro de Música do RJ. Na Itália, estudou no Teatro Alla Scala, em Milão, com os renomados maestros: Romano Gandolfi, Carlo Camerini e Otello Borgonovo e em Siena, na Accademia Chigiana, com o prestigiado maestro, Giorgio Favaretto. Cantou na Polônia, França e Portugal. Artista atuante nos principais teatros brasileiros: Theatro Municipal de São Paulo, Sala Cecília Meireles, Palácio das Artes, Teatro Guaíra, entre outros. Foi Diretora da FAMES e Coordenadora de Cultura da UFES. Desde 2014, é direção artística do Festival de Música Erudita do Espírito Santo.
Confira a programação completa no site: www.festivaldemusicaerudita.com.br
Serviço
6° Festival de Música Erudita do Espírito Santo
Data: de 03 a 24 de Novembro
Local: Teatro Carlos Gomes, Centro de Vitória
Direção Geral: Tarcísio Santório | Direção Artística: Natércia Lopes
Entrada franca.
A retirada dos ingressos será feita uma semana antes de cada espetáculo, na bilheteria do Teatro.