07/02/2024 16h00 - Atualizado em 07/02/2024 16h23

Mais de 200 pessoas participaram das oficinas presenciais de capacitação para os Editais 2023

Entre os meses de janeiro e o início de fevereiro, a Secretaria da Cultura (Secult) promoveu uma série de oficinas presenciais de capacitação dos Editais da Cultura voltados para a orientação de jovens artistas e participantes dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs). Além de gratuitos, os encontros reuniram mais de 200 pessoas interessadas em saber mais sobre as condições de participação, critérios de seleção e prazos, além de tirar dúvidas e dar sugestões sobre os editais.

 De acordo com a gerente do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), Catarina Linhales, a realização das oficinas de capacitação é uma ação muito valorizada pela Secult, pois possibilita que novos interessados possam conhecer e se preparar para participar dos editais, inscrevendo seus projetos. 

“Nas oficinas, a Equipe da Secult apresentou as oportunidades existentes nos editais Funcultura 2023, os detalhes de cada edital e esclareceu dúvidas dos presentes sobre as normas e as condições de inscrição. Contamos com a participação de muitos jovens e pessoas que tiveram contato com os editais pela primeira vez. Acreditamos que a mobilização feita com as oficinas vai ampliar o número de realizadores culturais inscritos nos editais”, evidencia Catarina Linhales.

As unidades dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) que receberam as oficinas foram de Terra Vermelha, Vila Velha; o de São Pedro (bairro Redenção), Vitória; Flexal (Cariacica); Bairro Kubitschek (Guarapari); Feu Rosa (Serra); Aracruz, Centro —, além de outros locais parceiros, como a Associação GOLD, no Centro, em Vitória, e a Cabana Central da Comunidade de Caieiras Velha, em Aracruz.

O Centro de Referência das Juventudes

O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) é um equipamento que, além de ponto de cultura, é um local de atividades de formação, como cursos, oficinas para a geração de renda, entre outras atividades. Neles, os jovens, além de salas multiuso (com computador e outros equipamentos), encontram uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educadores, articuladores locais, oficineiros e outros profissionais.

O servidor da Gerência de Economia Criativa (Gecria), da Secult, Marcelo Siqueira, destaca que os encontros realizados, tendo como foco jovens agentes culturais, representantes de coletivos e participantes dos CRJs, permitem o acesso, via contato direto, com uma audiência atenta, participativa e ávida por informações.

“Muitos jovens agentes culturais que constantemente levam a arte aos seus bairros, por intermédio de diversas atividades culturais coletivas, ainda não tiveram a oportunidade de participar dos editais do Funcultura. Percebi que isso ocorre, sobretudo, por falta de ações como essas capacitações. Nestas oficinas, as informações são repassadas a eles de forma direta e objetiva e que leva esse público a acreditar que participar e ser contemplado em um edital do Funcultura é algo possível. Temos diversos exemplos que fornecemos nas capacitações de jovens produtores culturais da periferia da Grande Vitória, que foram contemplados em editais anteriores”, enfatiza Marcelo Siqueira.

Projeto do eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, os CRJs estão em funcionamento em Terra Vermelha, Vila Velha; Feu Rosa, na Serra; em Rubem Braga, Cachoeiro de Itapemirim; no Centro, em Aracruz; em Ayrton Senna, São Mateus; em Kubitschek, Guarapari; em Araçá, Linhares; em João Meneguelli, em Colatina; em Novo Horizonte, na Serra; no Território do Bem e em São Pedro, na Capital; em Castelo Branco, em Cariacica, em Flexal II, em Cariacica, e em São Torquato, em Vila Velha.

Saiba mais sobre os CRJS AQUI

Quer saber mais sobre os Editais? Confira os plantões tira-dúvidas on-line

Dando continuidade às atividades de capacitação iniciadas em janeiro, a Secult também promove, até esta sexta-feira (09), os plantões tira-dúvidas on-line. Os encontros são virtuais e realizados por meio da plataforma Zoom, com participação direta das pessoas interessadas. Os links de acesso para as salas de reunião, divididas por temas, estão disponíveis abaixo.

07/02 (quarta-feira)

Horário: das 16h30 às 18h30

Editais: Música (Produção e Difusão), Difusão Audiovisual e Conteúdos Digitais

Link de acesso

08/02 (quinta-feira)

Horário: das 16h30 às 18h30

Edital: Artes Cênicas

Link de acesso

09/02 (sexta-feira)

Horário: das 16h30 às 18h30

Editais: Artes Visuais e Produção e Difusão Obras Literárias

Link de acesso



Durante um período de duas horas, a equipe do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo, o Funcultura, ficará disponível para responder às perguntas dos participantes interessados, inclusive conhecer os passos básicos para inscrever projetos culturais. Cada plantão abordará editais específicos, e as dúvidas devem ser pertinentes a eles. Além disso, serão recebidas apenas perguntas de pessoas que estiverem na sala do Zoom – dúvidas enviadas por outro meio não serão respondidas.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard