Mais de 200 pessoas participaram das oficinas presenciais de capacitação para os Editais 2023
Entre os meses de janeiro e o início de fevereiro, a Secretaria da Cultura (Secult) promoveu uma série de oficinas presenciais de capacitação dos Editais da Cultura voltados para a orientação de jovens artistas e participantes dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs). Além de gratuitos, os encontros reuniram mais de 200 pessoas interessadas em saber mais sobre as condições de participação, critérios de seleção e prazos, além de tirar dúvidas e dar sugestões sobre os editais.
De acordo com a gerente do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), Catarina Linhales, a realização das oficinas de capacitação é uma ação muito valorizada pela Secult, pois possibilita que novos interessados possam conhecer e se preparar para participar dos editais, inscrevendo seus projetos.
“Nas oficinas, a Equipe da Secult apresentou as oportunidades existentes nos editais Funcultura 2023, os detalhes de cada edital e esclareceu dúvidas dos presentes sobre as normas e as condições de inscrição. Contamos com a participação de muitos jovens e pessoas que tiveram contato com os editais pela primeira vez. Acreditamos que a mobilização feita com as oficinas vai ampliar o número de realizadores culturais inscritos nos editais”, evidencia Catarina Linhales.
As unidades dos Centros de Referência das Juventudes (CRJs) que receberam as oficinas foram de Terra Vermelha, Vila Velha; o de São Pedro (bairro Redenção), Vitória; Flexal (Cariacica); Bairro Kubitschek (Guarapari); Feu Rosa (Serra); Aracruz, Centro —, além de outros locais parceiros, como a Associação GOLD, no Centro, em Vitória, e a Cabana Central da Comunidade de Caieiras Velha, em Aracruz.
O Centro de Referência das Juventudes
O Centro de Referência das Juventudes (CRJ) é um equipamento que, além de ponto de cultura, é um local de atividades de formação, como cursos, oficinas para a geração de renda, entre outras atividades. Neles, os jovens, além de salas multiuso (com computador e outros equipamentos), encontram uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educadores, articuladores locais, oficineiros e outros profissionais.
O servidor da Gerência de Economia Criativa (Gecria), da Secult, Marcelo Siqueira, destaca que os encontros realizados, tendo como foco jovens agentes culturais, representantes de coletivos e participantes dos CRJs, permitem o acesso, via contato direto, com uma audiência atenta, participativa e ávida por informações.
“Muitos jovens agentes culturais que constantemente levam a arte aos seus bairros, por intermédio de diversas atividades culturais coletivas, ainda não tiveram a oportunidade de participar dos editais do Funcultura. Percebi que isso ocorre, sobretudo, por falta de ações como essas capacitações. Nestas oficinas, as informações são repassadas a eles de forma direta e objetiva e que leva esse público a acreditar que participar e ser contemplado em um edital do Funcultura é algo possível. Temos diversos exemplos que fornecemos nas capacitações de jovens produtores culturais da periferia da Grande Vitória, que foram contemplados em editais anteriores”, enfatiza Marcelo Siqueira.
.jpeg?v=638429186063733050)
Projeto do eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, do Governo do Estado, os CRJs estão em funcionamento em Terra Vermelha, Vila Velha; Feu Rosa, na Serra; em Rubem Braga, Cachoeiro de Itapemirim; no Centro, em Aracruz; em Ayrton Senna, São Mateus; em Kubitschek, Guarapari; em Araçá, Linhares; em João Meneguelli, em Colatina; em Novo Horizonte, na Serra; no Território do Bem e em São Pedro, na Capital; em Castelo Branco, em Cariacica, em Flexal II, em Cariacica, e em São Torquato, em Vila Velha.
Saiba mais sobre os CRJS AQUI
Quer saber mais sobre os Editais? Confira os plantões tira-dúvidas on-line
Dando continuidade às atividades de capacitação iniciadas em janeiro, a Secult também promove, até esta sexta-feira (09), os plantões tira-dúvidas on-line. Os encontros são virtuais e realizados por meio da plataforma Zoom, com participação direta das pessoas interessadas. Os links de acesso para as salas de reunião, divididas por temas, estão disponíveis abaixo.
07/02 (quarta-feira)
Horário: das 16h30 às 18h30
Editais: Música (Produção e Difusão), Difusão Audiovisual e Conteúdos Digitais
08/02 (quinta-feira)
Horário: das 16h30 às 18h30
Edital: Artes Cênicas
09/02 (sexta-feira)
Horário: das 16h30 às 18h30
Editais: Artes Visuais e Produção e Difusão Obras Literárias
Durante um período de duas horas, a equipe do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo, o Funcultura, ficará disponível para responder às perguntas dos participantes interessados, inclusive conhecer os passos básicos para inscrever projetos culturais. Cada plantão abordará editais específicos, e as dúvidas devem ser pertinentes a eles. Além disso, serão recebidas apenas perguntas de pessoas que estiverem na sala do Zoom – dúvidas enviadas por outro meio não serão respondidas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tiago Zanoli / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Juliana Nobre
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br