30/04/2025 17h51

Representantes capixabas participam do 2º Encontro Nacional de Gestores em João Pessoa-PB

Com o objetivo de contribuir para a formulação de um novo ciclo de políticas culturais no Brasil e promovendo diálogos entre múltiplos representantes do setor, foi realizado o 2º Encontro Nacional de Gestores da Cultura, realizado em João Pessoa (PB), entre os dias 23 e 25 de abril. O evento reuniu cerca de 2 mil participantes, entre eles, o secretário de Estado da Cultura e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabricio Noronha, representantes da Secretaria da Cultura (Secult), gestores municipais, estaduais e federais de Cultura, além de fóruns e entidades representativas sobre políticas públicas de Cultura.

 Durante os três dias de atividades, realizadas no Centro de Convenções de João Pessoa, os gestores tiveram a oportunidade de dialogar com representantes de outros estados sobre desafios, boas práticas e perspectivas para o futuro da cultura, tanto em âmbito local quanto nacional. Temas como financiamento cultural, preservação do patrimônio, fomento às artes e fortalecimento das identidades regionais, a Lei Paulo Gustavo (LPG), a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura estiveram presentes. 

 Para o secretário Fabricio Noronha, o evento foi uma grande oportunidade de discutir a capacitação, identificação de soluções e fortalecimento da rede de gestores culturais de todo o país, além de envolver a participação de inúmeros convidados e especialistas. “O Espírito Santo participou levando também muito do que é produzido das políticas públicas inovadoras, que foram construídas agora nos últimos anos, e com isso, também, possibilitando a troca com outros estados e municípios, porque às vezes um problema no nosso estado a solução pode estar em uma ação dos estados vizinhos”, destacou.

 Programação

 As manhãs foram dedicadas a dois painéis temáticos que discutiram especificamente sobre as políticas Culturais. Já no período da tarde, a programação era diversa e de livre escolha, com mesas temáticas abordando temas como administração, educação, legislação e outros aspectos da gestão cultural. Apresentações artísticas também estiveram presentes no horário da noite fechando a programação.

 A gerente de Incentivo à Cultura da Secult, Maria Emília Vasconcellos, também destacou que o evento foi uma oportunidade valiosa de fortalecimento das políticas públicas culturais no Brasil, tanto do ponto de vista técnico quanto político. As discussões mostraram que cultura, educação, economia e desenvolvimento territorial estão interligados, e que o planejamento de longo prazo precisa estar no centro das atenções dos representantes do setor cultural no País.

 “Um dos maiores méritos do evento foi proporcionar um espaço qualificado de escuta e de troca entre gestores de todo o país, permitindo o compartilhamento de experiências concretas, soluções inovadoras e desafios comuns. Além disso, os debates sobre o uso de dados, a segurança jurídica no fomento, a construção do Sistema Nacional de Cultura e a articulação entre cultura e educação apontaram caminhos reais para aperfeiçoarmos a gestão e ampliarmos o impacto das políticas culturais. Saímos do Encontro mais alinhados, fortalecidos e inspirados a atuar de forma integrada e estratégica”, enfatizou Maria Emília Vasconcellos.

 A primeira edição do Encontro Nacional de Gestores da Cultura ocorreu em Vitória, em 2023, reunindo cerca de 1.500 gestores municipais, estaduais e pesquisadores da área, e contou com diversas atividades, entre palestras, minicursos, mesas de debate e atrações culturais. 

 Saiba mais sobre 2º Encontro Nacional de Gestores da Cultura no link https://forumdecultura.org/

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard