17/04/2018 15h04 - Atualizado em 02/05/2018 16h52

Questões de gênero na Capoeira em debate no Palácio da Cultura Sônia Cabral

Comemorando a formatura de Mestra de Sabrina Marinho Abade, o grupo de capoeira Beribazu realiza, nesta quinta-feira (19), no Palácio da Cultura Sônia Cabral, às 19h, um curso de formação sobre capoeira e gênero, no qual os praticantes buscam refletir as proximidades entre os estudos de gênero e a prática de capoeira. O evento é aberto ao público.

A programação conta com Palestra da promotora de Justiça Dra. Cláudia dos Santos Albuquerque Garcia, integrante do Núcleo de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher (NEVID) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, relato das experiências da Monitora Carolina Zanchetta e termina com a tradicional roda de integração.

O curso é o primeiro das atividades planejadas para o evento “A luta da mulher que luta: Formatura de Mestra na Capoeira no ES” que também acontece no dia 05 (sábado) de maio. Mais informações podem ser acessadas na página do grupo Beribazu (www.beribazu.com) ou no blog do evento (http//sabrinaberibazu.blogspot.com.br).

O evento tem o intuito de contemplar um dos mais marcantes momentos no campo cultural da prática da capoeira: o reconhecimento, pela própria comunidade capoeirense, de que Sabrina Marinho Abade é uma profissional dedicada à prática e transmissão do saber da capoeira para seus pares.

Historicamente, poucas mulheres conseguem chegar neste nível de reconhecimento, por causa disso a formatura de mestra é um marco para o grupo e para o Estado. A professora é praticante dessa arte-luta há 26 anos e encontra na capoeira o espaço para dialogar com a diversidade de gênero e seus desdobramentos. Abade será a primeira Mestra do grupo Beribazu, que conta com 45 anos de existência, e a terceira no Estado.

“A luta da mulher que luta: Formatura de Mestra na Capoeira no ES” foi aprovado via edital 011/2017 da Secult e tem as presenças confirmadas de Mestre Zulu, Mestre Luiz Renato Vieira, Mestre Falcão, Mestra Francesinha, Mestra Tida e Mestra Magali, entre outros. Estima-se participação de 150 capoeiristas capixabas e de outros Estados, com convite estendido a toda comunidade da capoeira e ao público em geral.

 

PALÁCIO DA CULTURA SÔNIA CABRAL ABERTO PARA VISITAÇÃO

Desde o inicio de abril, o Palácio da Cultura Sônia Cabral está recebendo escolas públicas e privadas que queiram conhecer o espaço. A agenda aberta funciona de terça a sexta, das 10h às 17h. Agendamentos via o telefone 3132-8399.

SERVIÇOS:

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral

Data: 19 de abril (quinta-feira)

Horário: 19h

Classificação: Livre

Ingressos: Entrada franca

 

PROGRAMAÇÃO - CURSO DE FORMAÇÃO SOBRE CAPOEIRA E GÊNERO

 

19h - Palestra da Promotora de Justiça Dra. Cláudia dos Santos Albuquerque Garcia, do Núcleo de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher (NEVID) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo.

19h30 – Relato de experiências da Monitora Carolina Zanchetta.

20h - Roda de integração.

 

Texto: Carla Bianca Correa Nigro

Estagiária do Teatro Carlos Gomes

pautacarlosgomes@secult.es.gov.br

Tels.: 3132-8399

Facebook: teatrocarlosgomes

Instagram: tcg.es

 

 

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard