Projeto “Teatro na Escola” leva estudantes ao Sônia Cabral
Os alunos da Rede Pública vão assistir ao espetáculo de dança contemporânea da Mitzi Marzzuti.
De 7 a 10 de maio, estudantes da Rede Pública vão assistir ao balé contemporâneo da Cia Mitzi Marzzuti. O espetáculo faz parte do projeto “Teatro na Escola” e vai acontecer em seis sessões, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, em Vitória. O objetivo é oferecer a crianças e adolescentes a oportunidade de conhecer e se encantar com a arte da dança. O evento já conta com a presença confirmada de 1.054 alunos.
Os estudantes vão assistir ao espetáculo “Cavaleiro Solitário”, selecionado por meio da Instrução Normativa 001/2019, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Para o administrador do Sônia Cabral, Renan Oaks, a aprovação de projetos como o “Teatro na Escola” incentiva os estudantes a correr atrás dos próprios sonhos, mostrando que trabalhar com a cultura – ser artista, dançarino, produtor, etc. – está mais próximo do que pensam.
Isto porque, explica, a cultura tem a capacidade de transformar e conectar as pessoas, permitindo que os estudantesdirecionem sua energia para ações positivas. “A Instrução Normativa tem o objetivo de democratizar o acesso, garantindo que todos os gêneros culturais tenham espaço no Sônia Cabral e que os capixabas tenham um local onde desfrutar e aprender”.
“Cavaleiro Solitário” estreou em 2018, celebrando os 32 anos da Cia. A ideia nasceu de uma entrevista assistida pela diretora e coreógrafa da dança Mitzi Marzzuti, em que ela percebeu que as interpretações de Dom Quixote na dança nunca focavam no personagem principal da história.
Marzzutti acredita que a loucura e a razão expostas no livro transmitem um legado importante que deve ser compartilhado com as próximas gerações: a força que ganhamos ao acreditar nos sonhos acima da razão. Foi por isso que decidiu escrever o espetáculo. “Meu sonho é ver a casa lotada, o público assistindo a Cavaleiro Solitário de coração aberto e desejo de sonhar. A cada dia que passa tenho mais certeza de que a arte existe para quem acredita em sonhos muito acima da razão”, afirma.
A diretora explica que ao mergulhar na história de Dom Quixote passamos a ter um olhar mais crítico sobre a realidade.Essa é uma habilidade essencial a ser desenvolvida com crianças e adolescentes atualmente. “Cavaleiro Solitário é lúdico e tem um olhar sobre a razão e a loucura, e a linha tênue entre elas. Trazendo questionamentos e um novo olhar para o que realmente está acontecendo, sobre o que é real ou não”, complementa.
Nadia Perez é professora referência da Educação Integral da EMEF Eber Louzada Zippinotti, de Vitória, uma das escolas que irão participar das sessões. Ela reforça os benefícios do projeto para os estudantes. “O espetáculo de dança, assim como outras manifestações da arte, remete os estudantes a possibilidades de expressão que vão para além da escrita e da fala”, diz.
O projeto “Teatro na Escola” é realizado com o apoio da Prefeitura de Vitória. Para o secretário de Cultura da Capital, Francisco Grijó, levar a arte da dança a estudantes do Ensino Fundamental é muito mais do que uma oportunidade artística. É uma obrigação educacional. “Todas as artes têm como objetivo libertar e, em sentido amplo, libertação e educação comunicam-se. A arte faz bem o papel de aliar-se ao processo educativo. Não é só entretenimento. É a realização do que é humano".
“Cavaleiro Solitário” é interpretado por Ariane Guisso, Marcos Saleme, Rodrigo Rithelly, Rick Alves, Maitê Bumachar, Paloma Tauffer e Alana Aguiar. A coreografia é assinada por Mitzi Marzzutti e pelo carioca Alex Neoral.
Serviço:
Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral
Datas e horários:
Dia 7 – Terça-feira, às 9h e 14h;
Dia 8 – Quarta-feira, às 9 horas;
Dia 9 – Quinta-feira, às 14 horas;
Dia 10 – Sexta-feira, às 9h e 19h30.
Texto: Carla Nigro
Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias/ Danilo Ferraz/ Erika Piskac
(27) 3636-7111/99808-7701/99902-1627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Facebook: secult.espiritosanto
Instagram: secult.es
Twitter: secultes