Projeto Instrumentarte: resultados de ensino do Congo em escolas são apresentadas em dezembro

O Instrumentarte teve início em 2006, tendo objetivo a valorização e difusão da identidade do congo capixaba, possibilitando que mestres das bandas de congo, detentores dos conhecimentos tradicionais e responsáveis pela transmissão de suas práticas, compartilhem seus saberes nas redes públicas de ensino infantil e fundamental da grande Vitória.
Contemplado no Edital 06/2023 - Patrimônio Cultural Capixaba, O projeto agora estará atuando e promovendo os resultados das oficinas em apresentações para alunos de Escolas de Ensino de Fundamental e Médio no Estado. Depois das apresentações nas CMEI Jacyntha Ferreira de Souza e EMEF Orlandina D’Almeida Lucas, em Vitória, o projeto terá uma apresentação aberta ao público na EMEF Adão Benezath, no Bairro Antônio Honório, em Vitória com finalização na CMEI Profª Maria Amélia da Conceição Rosa, na Serra.
As aulas estão sendo ministradas pelos mestres de congo Valdemiro Salles, da banda de congo Panela de Barro; Ricardo Salles, da banda de congo Amores da Lua; e mestre Léo, da banda de Congo Carapebus.
Tradição do congo aos ensinos infantis e fundamentais
Realizado desde 2006 pelo Mestre luthier Wander Sagrilo, idealizador do projeto, que conta ainda com coordenação da produtora cultural Lena Cogo, o Instrumentarte buscou integrar a rica tradição do congo aos ensinos infantis e fundamentais, envolvendo também outros Mestres, como Reginaldo Sales (1923-2015), Valdemiro Sales e Ricardo Sales.
Ao longo de sua trajetória, desenvolveu atividades simultâneas na Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) e também em escolas particulares da Grande Vitória, buscando consolidar a cultura do congo nos contextos educacionais.
Em 2023, o Instrumentarte retomou suas atividades em parceria com as bandas de congo Panela de Barro, Amores da Lua e Mestre Alcides, contando com a participação dos Mestres Valdemiro, Ricardo Sales e Jocimar Bochecha, além de uma equipe composta por profissionais como a fotógrafa Silvia Mantovani, o repórter Stel Miranda e o artista visual Fred Farias.
Serviço
PROJETO INSTRUMENTARTE - CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
EMEF Adão Benezath - Vitória
Apresentação das turmas envolvidas do projeto com representantes da banda de congo Panela de Barro saindo em cortejo da escola até a pracinha
Data 10/12 (terça-feira)
Horário: 16h
Aberto ao público.
CMEI Maria Amélia Conceição Rosa –Serra
Apresentação das turmas envolvidas do projeto com representantes da banda de congo Carapebus*
Data: 12/12, quinta-feira.
Horário: 13h.
* Apresentação para pais, alunos e convidados.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br