03/07/2025 15h21 - Atualizado em 03/07/2025 15h24

Projeto ‘Cinema em Família’ leva cineclube itinerante a regiões de vulnerabilidade social no Estado

Com o objetivo de democratizar o acesso à experiência cinematográfica, o projeto Cinema em Família promove sessões de cineclubes em comunidades com altos índices de vulnerabilidade social e pouco acesso à exibição de filmes pelo Estado. A iniciativa, iniciada no mês de junho, tem foco especial em famílias de estudantes, que são convidadas a participar das sessões e a refletir coletivamente sobre os temas abordados nas obras exibidas. As inscrições para as sessões abertas nos meses de julho e agosto já estão disponíveis.

As próximas sessões já têm data e local confirmados: no dia 17 de julho, na Fundação Carmen Lúcia, em Barra do Jucu (Vila Velha), e no dia 31 de julho, no Recanto do Ancião José Segatto, em Aracruz. Com horário a ser confirmado. Mais informações pelo telefone: (27) 99954-1767, ou pelo email: neusajordem@gmail.com

Realizado pela produtora Neusa Jordem, o “Cinema em Família” foi selecionado no Edital nº 14/2023 — Seleção de Projetos de Difusão Audiovisual no Espírito Santo, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

O projeto já passou por Cariacica, na ONG Montanha de Esperança, e por Vitória, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Otto Ewald Júnior, ao longo do mês de junho. Ao final do projeto, o cineclube itinerante terá passado por oito municípios capixabas: Cariacica, Vitória, Vila Velha, Serra, Aracruz, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim e Guarapari.

Conexão

A curadoria inclui filmes de diferentes gêneros e estilos, garantindo variedade e criatividade para que estudantes, pais e demais familiares tenham a oportunidade de se conectar com a arte do cinema. A proposta também inclui um espaço para reflexão: após cada sessão, será promovido um bate-papo com o público sobre os temas abordados nos filmes.

Cada evento seguirá um roteiro que inclui uma oficina de arte com o tema ambiental "A Floresta", apresentação da proposta cineclubista voltada à formação de público, sensibilização sobre o tema abordado, exibição de filmes adequados para todas as idades e, por fim, uma roda de conversa com o público para refletir sobre o conteúdo assistido.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard