05/05/2025 16h50

Parque Cultural Casa do Governador ganha galeria para exposições de arte

O Parque Cultural Casa do Governador, espaço já consolidado como maior galeria de arte a céu aberto do Espírito Santo, confirma seu papel de destaque na difusão da arte com a inauguração da Galeria Gabinete, nesta sexta-feira (09), às 16 horas, em evento aberto ao público. A visitação acontece até dia 17 de agosto.

Anexo à residência oficial, o espaço era utilizado como gabinete de reuniões do governador. Cedido para o uso do Parque Cultural Casa do Governador e nomeado de Galeria Gabinete, o local se transformou em um espaço de arte dedicado a receber exibições temporárias de artistas locais, nacionais e internacionais.

Para marcar a estreia, o local receberá a mostra “Quem Tem Medo de Bicho Pau?”, do artista maranhense Hiorlando. A exposição é uma iniciativa do Museu Vale, do Centro Cultural Vale Maranhão e do Instituto Cultural Vale, com patrocínio da Vale, e realização do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura.

“‘Quem Tem Medo de Bicho Pau?’ é um momento de real importância para o Parque Cultural Casa do Governador, que se consolida como um importante espaço urbano nacional, um viveiro de conhecimento, arte e natureza. Abrir com os trabalhos de Hiorlando nessa montagem lúdica e impecável feita pelo Museu Vale não poderia ter sido mais ideal, pois traz algumas das ideias que nos guiam: convívio e transformação, arte e natureza, ancestralidade e contemporaneidade”, avalia Omar Salomão, curador do Parque Cultural Casa do Governador.

A inauguração da Galeria Gabinete será aberta ao público. Para participar basta retirar o ingresso no link da bio do Instagram do Parque (https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/ticket/).

Bicho e madeira

Os visitantes poderão conferir de perto mais de cem esculturas feitas pelo artista popular de Água Doce do Maranhão, que transforma madeira em bicho e bicho em encantamento, e revela nas formas e texturas, um mundo onde o real e o imaginário coexistem. A curadoria é de Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão.

Para a diretora do Museu Vale, Claudia Afonso, essa é uma oportunidade de valorizar a diversidade de expressões artísticas e criar múltiplas experiências para o público. “A exposição celebra o encontro entre dois espaços que integram o Instituto Cultural Vale, aproximando o Maranhão e o Espírito Santo por meio da arte popular, da cultura e da potência criativa desses territórios banhados pelo mar. Vamos conectar os capixabas com o universo criativo de Hiorlando, ocupando o Parque Cultural Casa do Governador, com uma fauna encantada, valorizando a aproximação com a natureza e com o lúdico”, afirma Claudia Afonso.

O curador da mostra destaca a importância da cultura popular na formação do pensamento crítico e afirmação da ancestralidade. “Comumente, pensamos na ancestralidade como algo abstrato que paira sobre as nossas cabeças, quando, na verdade, ela é física e presente. Os bichos de Hiorlando são uma prova da marca ancestral dos fazeres populares. Eles conectam tempos e espaços distantes, fazendo lembrar que a cultura popular é originária. É possível reconhecer, nos bichos de Hiorlando, as pinturas rupestres, as carrancas do São Francisco e até a casaca Capixaba. O movimento é o mesmo: dar e criar sentido a partir dos valores da terra, ordenando minimamente o mundo que nos rodeia”, explica Gabriel Gutierrez.

Sobre o artista

João Pereira Marques, ou Hiorlando, ou mesmo “Daolinda”, como é conhecido, nasceu, em 1963, no povoado maranhense João Peres, Araióses. Iniciou a vida de trabalho numa salina próxima ao município Água Doce do Maranhão, onde mora até hoje. Por um tempo, substituiu o pai na função de estivador marítimo. Após sofrer um acidente e ganhar uma lesão de coluna, resolveu, segundo ele, dar vazão ao desejo de fazer bichos. O primeiro, foi um leão marinho grande, que ganhou fama debaixo do cajueiro, no jardim da casa do artista.

Acessibilidade

A mostra contará com recursos de acessibilidade, incluindo mapa tátil e audiodescrição, garantindo que todos os visitantes possam desfrutar plenamente da experiência. O projeto de acessibilidade foi planejado com a Museus Acessíveis, agência de consultoria de acessibilidade em museus e espaços culturais, para que todas as pessoas possam vivenciar a arte de forma plena, fortalecendo sua conexão com o acervo e reafirmando o papel da cultura como um espaço democrático e acessível.

Sobre o Parque Cultural Casa do Governador

Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e apresenta uma vasta programação estruturada em três eixos complementares: arte, sustentabilidade e educação.

Foi concebido como um espaço dedicado à valorização da produção cultural local e também é reconhecido como a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo, com um acervo de 32 obras, sendo 22 permanentes e 10 temporárias, incluindo esculturas, instalações e projetos específicos para o lugar.

Com uma área de 93 mil metros quadrados, o parque é gerido pelas Secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), por meio do Instituto ArteCidadania (IAC). Aberto gratuitamente ao público de terça a domingo, promove uma interação única entre arte contemporânea, natureza e atividades educativas.

Conta com patrocínio ouro da EDP e patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.

 

Serviço:

Mostra "Quem Tem Medo de Bicho Pau?"

Local: Galeria Gabinete, novo espaço de exposição no Parque Cultural Casa do Governador

Inauguração: sexta-feira, 9 de maio, a partir das 16 horas

Período expositivo: até 17 de agosto, de terça a sábado, das 8h às 17h, e domingo, das 8h às 15h

Agendamento de Grupos: Para visitas em grupo, é necessário agendamento prévio pelo telefone (27) 99252-7525 ou pelo e-mail educativo.mv@institutoculturalvale.org.

Retirada de ingressos gratuitos para acesso ao Parque: https://parqueculturalcasadogovernador.byinti.com/#/ticket/

 

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação do Parque Cultural Casa do Governador

Melissa Künsch

Whatsapp: (27) 99952-0082

melissa@parquecasadogovernador.com.br

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard