02/05/2018 17h02 - Atualizado em 03/05/2018 09h53

Maternidade e negritude são temas de sessão cineclubista do Coletivo Afoxé

O espaço da Má Companhia – casa dos grupos de teatro Z e Repertório Artes Cênicas, recebe, no próximo sábado, 05 de maio, às 20 horas, a sessão do Cineclube Afoxé, um dos projetos contemplados em 2017 pelo Edital de Desenvolvimento e Manutenção do Cineclubismo da Secult. Promovido pelo Coletivo Afoxé, que reúne mulheres negras capixabas, o Cineclube, de mesmo nome, vai exibir, ao longo do ano, em diferentes espaços públicos ou culturais da região do centro de Vitória, filmes de diretoras que retratam o cotidiano feminino em nosso país. Entrada franca.

 

Nesta sessão, serão exibidos dois curtas. Lançado em abril, “Braços Vazios” é uma produção capixaba da realizadora estreante Daiana Rocha. “Deus”, de Vinícius Silva, é um curta-metragem paulistano que, assim como o primeiro, é resultado de trabalho de conclusão de curso em faculdade de audiovisual.

 

Após a exibição, uma roda de conversa vai debater com a plateia temas abordados pelos filmes, reunindo três nomes femininos atuantes em campos variados: a produtora cultural Mara Pereira, a cineasta, militante e ativista Xis Makeda e a diretora Daiana Rocha, de “Braços Vazios”. A mediação fica por conta de Bárbara Cazé, produtora executiva do Cineclube Afoxé.

 

O Cineclube Afoxé

Cineclube itinerante, sua proposta é a ocupação dos territórios de paz para a exibição de filmes relacionados a questões das mulheres, sobretudo das mulheres negras. As sessões ocorrerão ao longo de 2018, em praças, escadarias e outros espaços públicos ou culturais do Centro de Vitória, promovendo o debate acerca das temáticas presentes nos filmes e na realidade do Espírito Santo.

 

Serviço

Data: 05/05/2018

Horário: 20 horas

Local: Má Companhia (Rua Professor Baltazar 152, Centro de Vitória).

Entrada franca.

 

  Sinopses:

 “Braços vazios”, de Daiana Rocha

(Documentário/ficção, 16 min, 2017)

Vera é uma mãe que perdeu seu filho, Carlos, de forma trágica. Ela não consegue se recuperar do trauma e se apega às lembranças numa tentativa de amenizar seu sofrimento. Até que, um dia, ela encontra um bilhete que a obriga a fazer uma escolha.

 

“Deus”, de Vinícius Silva

(Documentário/ficção, 25 min, 2016)

Acompanhando a rotina de Roseli, o filme visa a expor adversidades impregnadas no dia a dia de mulheres negras da periferia da cidade de São Paulo, que batalham para garantir seu sustento e, especialmente, o de seus filhos.

 

 

Sobre a roda de conversa:

Mara Pereira é educadora e pesquisadora, com pesquisas e projetos que envolvem infâncias, relações étnico-raciais, desigualdades sociais, artes visuais, literatura infantil, e mediação cultural. É doutoranda em Educação (UFES) e integra o grupo de pesquisa Infância, Educação, Sociedade e Cultura (IESC-UFES). Mestra em Artes (UERJ), especialista em História da Arte e Arquitetura no Brasil (PUC-RJ), bacharel em Produção Cultural (UFF).

 

Xis Makeda é historiadora, pesquisadora cultural, coordenadora e vocalista do Grupo Sawabona de Cultura Negra, que realiza projetos voltados para a preservação e valorização do patrimônio cultural material e imaterial negro, e integrante da Organização Produção Crioula. Documentarista estreante com o curta “Canto de mulher quilombola _Território Sapê do Norte”, em que retrata a memória e a organização sociocultural das mulheres quilombolas do Norte do ES, realizado pelo Grupo Sawabona com apoio da FASE/SAAP e traz sua assinatura no roteiro e na direção.

 

Daiana Rocha é produtora, roteirista e diretora. Estudante de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Espírito Santo. Membra-fundadora do Coletivo Palavra Negra e do primeiro coletivo de Cinema Negro do Espírito Santo, Damballa. Integra o Cineclube Teresa de Benguela e Cineclube Afoxé. É diretora estreante com o curta-metragem “Braços Vazios”.

 Bárbara Cazé é educadora e pesquisadora, licenciada em pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestra em Educação (UFES), com pesquisa sobre Cineclube e Escola. É produtora executiva do Cineclube Afoxé. 

Telefone: 27 99276-4514

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz

secultes.imprensa@gmail.com

comunicacao@secult.es.gov.br

Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627

Facebook: secult.espiritosanto

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard