Lugares de Ler amplia atuação: novos territórios são contemplados e rede de bibliotecas populares se fortalece no Espírito Santo
.jpeg?v=638944124007342280)
O programa Lugares de Ler, realizado pela Secretaria da Cultura (Secult) e a Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em parceria com o Instituto Raízes, iniciou o Ciclo 2 com a escolha de dez novos territórios que receberão ações de incentivo à leitura ao longo de um ano. A cada ciclo, novos locais são contemplados, garantindo que diferentes comunidades do Espírito Santo tenham acesso às atividades do projeto.
Os territórios escolhidos para o Ciclo 2 estão inseridos em regiões de alta vulnerabilidade social e fazem parte do programa Estado Presente em Defesa da Vida, que busca reduzir desigualdades e ampliar oportunidades por meio da presença do Estado. Entre as novidades desta edição está a inclusão de São Mateus, que pela primeira vez receberá atividades do Lugares de Ler.
Segundo a gerente de Formação, Livro e Leitura da Secult, Ana Laura Nahas, a escolha dos territórios segue critérios técnicos que priorizam comunidades que apresentam maior necessidade de acesso a políticas públicas de leitura e cultura. “Cada ciclo tem duração de um ano, permitindo a circulação do projeto por diferentes localidades e ampliando o alcance da iniciativa em todo o Estado”, ressaltou.
Os territórios que recebem o Lugares de Ler Ciclo 2 são São Mateus (Cacique), Linhares (Aviso), Aracruz (Barra do Riacho), Serra (Novo Horizonte e Feu Rosa), Vitória (São Benedito e Fonte Grande), Cariacica (Flexal I e Castelo Branco) e Guarapari (Adalberto Simão Nader).
Continuidade com fortalecimento de rede
Os dez pontos que participaram do Ciclo 1 do Lugares de Ler agora foram integrados ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e passaram a compor uma rede de fortalecimento coordenada a partir da Biblioteca Pública do Espírito Santo. Isso significa que essas comunidades continuarão a receber apoio, com oferta de treinamentos, organização de acervos e suporte para realização de atividades culturais.
Essa integração garante a continuidade do trabalho iniciado, aprimorando os serviços prestados e fortalecendo ainda mais as ações de democratização da leitura em territórios populares.
“O Lugares de Ler não se encerra ao final de cada ciclo. Os territórios do Ciclo 1 permanecem ativos dentro do Sistema de Bibliotecas, com acompanhamento e apoio técnico. Ao mesmo tempo, o projeto se expande para novas localidades, criando uma rede cada vez mais forte de incentivo à leitura no Espírito Santo”, destacou Keila Barbara.
Sobre o projeto
Realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o Lugares de Ler promove a formação de agentes de leitura, clubes de leitura, rodas de conversa, saraus, contação de histórias, oficinas literárias e doação de livros. Cada território contemplado recebe um acervo de 100 obras que permanece como legado para a comunidade.
O Lugares de Ler é um projeto da Secretaria da Cultura (Secult), realizado pela Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), em parceria com o Instituto Raízes, selecionado por meio de chamamento público. A iniciativa conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura, Governo Federal.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
Assessoria de Comunicação Lugares de Ler
Anny Freire
Comunicação Instituto Raízes
27 99533-6774
afreirecomunicacao@gmail.com