16/04/2025 13h51 - Atualizado em 16/04/2025 13h58

LICC: Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’Água acontece no próximo dia 28 em Cariacica

manifestação cultural do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’água se tornou uma das principais festividades populares do Estado do Espírito Santo, de caráter singular e representativo, sendo realizada anualmente na zona rural de Cariacica. A tradição é transmitida de geração em geração e permanece viva até os dias atuais. O evento acontece no próximo dia 28 de abril, a partir das 8 horas da manhã e é gratuito.

A origem do Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D’água remonta  mais de um século, conforme a lembrança dos mestres. A manifestação cultural, que consistia em uma caminhada focada na comunidade, conhecida como “carnaval de rua”, hoje não tem mais as mesmas características de antes, adotando o formato de concentração de bandas e atraindo pessoas de diversas localidades para vivenciar e conhecer o Congo e João Bananeira.

No meio da dança dos mascarados e do som vibrante dos tambores em homenagem à Nossa Senhora da Penha, o Carnaval de Congo de Máscaras ocorre anualmente no dia dedicado à padroeira do Estado, atraindo visitantes de várias localidades. Dessa forma, está previsto a presença de 16 bandas de congo, entre as bandas tradicionais de Cariacica e outras bandas da Grande Vitória, que reunidas vão compor o espetáculo da cultura popular.

O evento é realizado pela Associação de Bandas de Congo de Cariacica (ABCC) e conta com recursos da Lei de Incentivo a Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria da Cultura (Secult), além da parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Cariacica, e patrocínio do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e Supermercado Calvi.

Roda D’Água

Entre os tambores e as vestes coloridas, são cantadas melodias tradicionais, com destaque para a figura do mascarado “João Bananeira”, enquanto devotos transportam o andor com a imagem da padroeira do Estado. A grandiosa celebração agita a região de Roda D’Água, na zona rural de Cariacica, e apresenta uma programação variada que tem início pela manhã, com a reunião das Bandas de Congo Tradicionais e Bandas convidadas na “Bica do Luiz”, seguindo em desfile até o local da Missa Campal.

A missa, realizada às 10h30, ocorre no campo do América, área da grande festa, dando início à festividade com muito congo, show da Banda Casaca e uma extensa programação. Às 18 horas, todos os mestres cantam “Iaiá você vai à Penha”, seguida da canção "Ave Maria" e show pirotécnico, marcando o fim da atividade.

O Mestre “Jeffinho”, como é conhecido o presidente da Associação de Bandas de Congo de Cariacica, afirma que o evento está sendo organizado com muito carinho e dedicação. “Este evento está sendo feito para que a cultura congueira seja manifestada da melhor forma possível. Aproveitamos ainda para convidar a todos os apaixonados pelo congo para virem prestigiar o evento com seus familiares e amigos em um clima de paz, de alegria e, principalmente, de valorização da cultura local”, destaca.

A coordenadora do projeto, Maria Zalem, ressalta ainda a importância da colaboração de todas as secretarias municipais de Cariacica, da Guarda Municipal, da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) e do Sistema Transcol. “De todos os membros da equipe de trabalho que fazem com que o Carnaval de Congo de Máscaras aconteça com qualidade e segurança”, afirma.

 

Serviço:

Programação Congo de Máscaras de Roda D’água  Cariacica 2025

Data: 28/04/2025, segunda-feira.

Local: Estrada de Roda D’Água, S/N – Campo do América – Roda D’água – Cariacica-ES

Horário: das 8h às 18h.

Evento gratuito.

Cronograma: 28/04/2025

 07h - Saída das Bandas de Congo Tradicionais filiadas à Associação de Bandas de Congo de Cariacica – ABCC de suas Sedes;

08h- Início da concentração das bandas de congo na bica do Luiz em Roda D'Água;

09h40 - Saída em cortejo à padroeira do Estado do Espírito Santo "Nossa Senhora da Penha" da bica do Luiz. Cortejo entoado pelos cânticos, tambores e casacas das bandas de congo tradicionais filiadas à ABCC: "São Senedito de Piranema", "Santa Izabel", "São Benedito de Boa Vista", "Unidos de Boa Vista", "Mestre Tagibe" e "São Sebastião de Taquaçuru" e das Banda Convidadas: APAE – Campo Grande, Mestre Honório e Madalenas do Jucu – Vila Velha, São Sebastião e São Benedito de Piapitangui -Viana, Pitanga – Serra;

10h30 - Missa congueira com Frei Evanir Matins da Paróquia do Bom Jesus e a comunidade Sagrada Família no Campo Principal em Roda D'Água;

12h - Fala de Autoridades.

12h30  Apresentação Musical com a Banda “Casaca”

14h - Encontro de todas as bandas de Congo no Campo Principal, incluído as Bandas: Amores da Lua – Vitória e União Jovens de Manguinhos – Serra;

15h  Apresentação das Bandas participantes no palco.

17h30 - Apresentação no palco dos Mestres  das bandas de congo de Cariacica;

18h - Encerramento oficial com a "Ave Maria" acompanhada com tambores de congo e show pirotécnico.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com  / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard