Integração de grupos de capoeira é destaque de evento cultural em Cachoeiro de Itapemirim
Cachoeiro de Itapemirim sediou, no último fim de semana, o 8° Encontro dos Amigos do Mestre Falcão, evento que reuniu diversos grupos de capoeira em uma programação que incluiu batizado e formatura de estagiários, além de apresentações de samba de roda, maculelê, puxada de rede, capoeira Angola e capoeira regional, tendo a participação de grupos capixabas e também mestres do Rio de Janeiro e da Bahia.
O 8° Encontro dos Amigos do Mestre Falcão, que também teve o apoio do Instituto de Preservação do Patrimônio Cultural Ádapo, é parte do Pontão da Associação de Salvaguarda, um projeto contemplado pelo Edital n° 006/2024 de Fomento a Projetos Continuados de Pontões de Cultura, da Secretaria da Cultura (Secult), e conta com recursos da Política Nacional Cultura Viva (PNCV).
As ações do projeto podem ser acompanhadas pelas redes sociais e pelo próprio site da Associação: www.patrimoniocachoeiro.org/pontao-de-cultura. Todos os links de perfis e canais de comunicação oficiais estão em www.linktr.ee/patrimonioimaterial.ci.
O Encontro, realizado no domingo (26), integrou o calendário de celebrações tradicionais do projeto Pontão de Cultura Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense, que vem promovendo ações contínuas com os grupos vinculados à entidade.
O evento foi realizado em parceria com a Escola de Capoeiragem Agogô de N'Zambi – liderada pelo mestre Aldeci Gomes (Falcão, como é mais conhecido) – e contou com a tradicional cerimônia de colação de grau das crianças da escola e a formatura, momento em que os alunos receberam novas graduações conforme seu desempenho na vivência da capoeira.
O Encontro deste ano reuniu cerca de 200 capoeiristas, provenientes de todo o município de Cachoeiro e de diversas regiões do Espírito Santo e de outros estados. Contemplou, ainda, um período de uma semana de curso de capoeira regional tradicional, ministrada pelo mestre Nico, de Salvador (BA).
“A capoeira é a filosofia de vida de todo capoeirista, e faz parte da ancestralidade do povo cachoeirense, pois sabemos que aqui houve grande contribuição de negros cativos, que foram comprados pelo Barão de Itapemirim. Para mim e meu grupo, realizar mais esse Encontro é um dever cumprido, assim como acontece todos os anos, no mês de outubro. É muito gratificante ver as crianças se desenvolvendo dentro da capoeira e mantendo vivo esse legado, agora ainda mais, com a parceria do Pontão de Cultura”, destaca Falcão.
Visita do Ministério da Cultura ao Pontão
No último dia 18, representantes do Ministério da Cultura (MinC), da Secult e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) estiveram no Palácio Bernardino Monteiro, em Cachoeiro de Itapemirim, para realizar uma roda de conversa com mestres e demais componentes do Pontão de Cultura Associação de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial Cachoeirense. Na ocasião, a equipe, composta por agentes culturais de várias regiões do Brasil, destacou a importância das leis de incentivo à cultura para o desenvolvimento do patrimônio cultural brasileiro e reafirmou a relevância da atuação da Associação de Salvaguarda para a cultura do município.
“A gente se alegra quando encontra pessoas que preservam as tradições culturais brasileiras dialogando, se articulando e mantendo a sua expressão, a partir do diálogo com os demais. Isso é fundamental para o direito à cultura e para preservarmos a cultura. Aqui em Cachoeiro eu encontrei um trabalho gigante do Pontão da Associação de Salvaguarda, que é um exemplo para as outras cidades brasileiras”, afirma o diretor do Sistema Nacional de Cultura (SNC), Lindivaldo Leite Júnior.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br