03/10/2025 15h22

Início do Projeto Cinema em Toda Parte em Vila Pavão

Na última terça-feira (30), Vila Pavão recebeu o segundo ciclo do Projeto Cinema em Toda Parte, iniciativa que leva a magia do audiovisual para dentro das escolas capixabas. A abertura das atividades contou com a presença do oficineiro Lion Padilha e do monitor Gabriel Caitité, que conduziram as primeiras práticas junto aos estudantes.

O Cinema em Toda Parte é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Abequar, selecionado por meio de chamamento público. A ação tem apoio da Secretaria da Educação (Sedu) e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal.

Durante o encontro, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Profª Ana Portela de Sá recebeu um kit completo de audiovisual —com câmera, microfone, iluminação, computador e tripé —, possibilitando aos alunos aprenderem na prática os processos de criação e produção cinematográfica.

O produto final do projeto será um curta-metragem, a ser exibido no último dia de oficina, como celebração do aprendizado coletivo. Já na estreia das atividades, os estudantes deram uma amostra de sua criatividade ao definir o tema do filme: “Pomitafro – As Origens do Povo de Vila Pavão”. A escolha valoriza a identidade cultural local e reforça o compromisso do Cinema em Toda Parte em incentivar a expressão artística por meio da linguagem audiovisual.

Sobre o oficineiro

Lion Padilha é produtor audiovisual em São Mateus e região. Pedagogo de formação, iniciou sua trajetória no audiovisual em 2016. Atuou como gestor municipal de comunicação em Boa Esperança, assessor parlamentar de comunicação, coordenador de mídia em campanhas políticas e media manager de diversas marcas capixabas. Fotógrafo de eventos e ensaios há 14 anos, e designer há 16, migrou para o audiovisual buscando ampliar seus horizontes criativos. Atualmente, é professor do curso de audiovisual no Centro de Referência da Juventude de São Mateus, formando novos produtores no norte capixaba.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard