Giu apresenta músicas autorais no Projeto Ensaios, na Thelema, nesta quinta-feira (29)
O Projeto Ensaios recebe, nesta quinta-feira (29), o cantor e compositor Giu, que fará uma apresentação gratuita, a partir das 20 horas, no Espaço Thelema, localizado na rua Graciano Neves, no Centro de Vitória. A apresentação faz parte da programação do Entrelaços, iniciativa por meio da qual estão sendo realizadas atividades culturais gratuitas no espaço, durante todo o ano de 2025.
O Entrelaços é realizado por meio do Edital de Programação Continuada de Espaços Culturais, da Lei Paulo Gustavo (LPG), por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult).
A apresentação, segundo o artista Giu, vai ser “mais intimista”, com violão e voz. “Vou fazer um passeio pela música brasileira com releituras de diversos artistas em versões que eu mesmo crio, além de fazer meu trabalho autoral”, diz. Entre as músicas autorais que fazem parte do repertório estão Todo Dia, Caparaó e Itaúnas, que, de acordo com ele, “retratam lugares mágicos naturais no Espírito Santo”.
Também fazem parte da apresentação a música Tudo que me faz viver e Sonhos. Durante o Projeto Ensaios, Giu contará com a participação especial do DJ e produtor Masknobeat. “Apresentaremos algumas, músicas, incluindo elementos digitais, além do violão e voz, que será o carro chefe”, informa Giu, cuja trajetória musical começou aos 10 anos, quando aprendeu a tocar violão e começou a compor.
Com o passar do tempo, criou a banda Moana, que fez shows em todo o Estado e fora dele, além de ter participado de um reality show nacional da Sony Music Brasil. Quando a banda se desfez, começou carreira solo como Giovanni Urso, tocando reggae, atuando como DJ, produtor, seletor e MC. “Cantei muito em aparelhagem de som com equipes de reggae. Assim constitui minha caminhada autoral independente”, diz.
Hoje, Giovanni Urso se tornou Giu. “Faço esse trânsito entre o samba, reggae, forró, um repertório mais cheio de brasilidades, mas continuo trabalhando como produtor, DJ”, afirma. “Giu é um multiartista que já se apresentou na Thelema em participação especial com outros artistas, apresentações solos e com banda, ao longo desses sete anos do Espaço Cultural. O retorno dele no Projeto Ensaios é um reconhecimento dessa parceria”, comenta a produtora da Thelema, Ruth Rangel.
Entrelaços
Nos sete anos de existência da Thelema, muitas ações foram desenvolvidas, com os mais diversos parceiros e inúmeras linguagens. Foram experiências que se entrelaçaram, fazendo com que o espaço cultural se tornasse o que é atualmente: uma referência para os artistas locais na democratização da cultura no Centro de Vitória.
O Projeto Entrelaços, que teve início com a “I Viradinha da Thelema”, tem o objetivo de dar continuidade aos projetos já existentes, criar novas atividades, fortalecer o diálogo entre agentes culturais, parceiros, artistas e a comunidade, além de abranger o maior número possível de participantes nas atividades culturais, que englobam ações como o Projeto Ensaios, com a apresentação de músicas autorais e Prosas Literárias de artistas locais ou residentes no Espírito Santo. Ambas as ações já são desenvolvidas pela produtora cultural da Thelema, Ruth Rangel.
A Thelema
A Thelema foi inaugurada em fevereiro de 2018, em um espaço na rua Gama Rosa, Centro de Vitória. Em pouco tempo, o espaço cultural passou a ser referência para a classe artística e para o público, principalmente o da Capital, atraindo também pessoas de outros municípios da Grande Vitória. Assim, a estrutura física onde estava instalada se tornou pequena para a quantidade de pessoas que iam até lá participar das atividades e também para os projetos que estavam sendo propostos pelos produtores da Thelema e por artistas locais.
A solução foi encontrar um espaço maior para se instalar. Por isso, a partir de 2020, a Thelema passou a funcionar na rua Graciano Neves, também no Centro de Vitória, em uma edificação de quase 100 anos que passou muito tempo abandonada após a morte das quatro irmãs que ali habitavam: Oneide, Odaleia, Odete e Olga, todas pianistas. A Thelema se encontra ainda hoje neste imóvel.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais / Davi Batista
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br