Funcultura: enredo repleto de reviravoltas marca Cidade/Abismo, novo espetáculo do Grupo Teatro Empório

Uma dramaturgia multifragmentada, não cronológica, que aborda linhas narrativas diversas e repletas de surpresas. Isso e muito mais é que o público capixaba pode conferir no espetáculo Cidade/Abismo, nova peça do Grupo Teatro Empório, que estreia no dia 17 de Outubro, dentro da programação do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória. Entrada franca.
A montagem terá duas sessões gratuitas, uma destinada a estudantes da rede pública de ensino, às 16h, e outra aberta ao público, às 21h. No dia 16 de Outubro, também haverá sessão gratuita do espetáculo no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto em Cariacica (ES), às 19h. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria a partir das 10h. Além das apresentações, haverá oficinas e exposição que integram o projeto, que foi contemplado no Edital de Produção de Artes Cênicas 2016 da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult).
Sinopse
Uma cantora que questiona o absurdo da sua existência, uma mulher que assiste um corpo cair de uma ponte, mas testemunha a não chegada dele à superfície do mar e um atendente de uma central telefônica que recebe ligações de potenciais suicidas. Esses e outros vértices se conectam numa cidade também repleta de fragmentos. Para conduzir a investigação e a montagem, o GTE contou com a participação de Marco André Nunes da Aquela Cia. De Teatro, Miwá Yanagizawa e Liliane Rovaris do Areas Coletivo, que juntos com Leandro Bacellar produzem um universo de várias relações em cena.
Atividades extras
Duas atividades de contrapartida do projeto “A Cidade e o Abismo” serão gratuitas para todo o público durante a durante a programação do Festival Nacional de Teatro de Vitória 2017. A exposição GTE 14 anos e a oficina de dramaturgia: O Drama e as Imagens, que será ministrada pelo dramaturgo do grupo, Leandro Bacellar. As atividades são gratuitas.
O Grupo Teatro Empório (ES) em 2017 completa 14 anos de existência e trabalho teatral ininterrupto. Durante esta trajetória, fotógrafos e artistas registraram a exposição GTE 14 ANOS, que ficará aberta gratuitamente durante a programação do Festival Nacional de Teatro de Vitória 2017, e ficará em cartaz no Teatro Carlos Gomes. As mostras contam a reprodução do olhar para o teatro de Luara Monteiro, Lucas Asseituno, Luana Barreto e Vírgilio Libardi, e tem curadoria da artista plástica Kênia Lyra.
Já oficina de dramaturgia “O Drama e as Imagens’ propõe a elaboração da escrita dramática a partir de imagens pré-determinadas, escolhidas pelos participantes. Com discussões e escrita de cenas, a oficina é destinada para interessados em dramaturgia para diversos formatos, incluindo o teatro e o cinema. A carga horária será de 12 horas. A oficina será realizada no Teatro Estrelas – Espaço Cultural Ratimbum, no Centro de Vitória.
SERVIÇO:
17 de Outubro – Festival Nacional de Teatro de Vitória – Teatro Carlos Gomes
Endereço: Praça Costa Pereira s/n, Centro, Vitória. Entrada Gratuita: Retirada de Ingressos na Bilheteria conforme regras do Festival Nacional de Teatro.
Horário: 21h
*Haverá sessão gratuita para escolas da rede pública às 16h.
16 de Outubro – Teatro Centro Cultural Frei Civitella
Local: Centro Cultural Frei Civitella
Avenida Expedito Garcia, Campo Grande, Cariacica (Ao lado do supermercado Carone)
Entrada Gratuita: Retirada de Ingressos a partir das 10h.
Horário: 19h.
Duração do espetáculo: 90 minutos
Classificação Etária: a partir de 14 anos
Gênero: Drama
Mais informações no site: www.teatroemporio.com.br
Inscrições para a oficina aqui
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdykdcVe7gbLdd-YFPgUE1ccSz6jScRu0IK2q1jRtBvFXK_ag/viewform
Data: 18,19 e 20 de Outubro.
Local: Teatro Estrelas – Espaço Cultural Ratimbum
Rua Pereira Pinto, 180, Centro, Vitória (Ao lado da Igreja do Rosário). Horário: 14h às 18h
Assessoria de Comunicação da Secult
Carol Veiga / Erika Piskac / Danilo Ferraz
secultes.imprensa@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
Tels.: 3636-7111/99808-7701/99902-1627
Facebook: secult.espiritosanto
Texto: Danilo Ferraz