Festival Cine.Ema lança nova revista com HQs, crônicas e dicas de audiovisual
O Festival Nacional de Cinema Ambiental do Espírito Santo (Cine.Ema) acaba de lançar a sexta edição de sua revista anual, publicação gratuita que combina histórias em quadrinhos, crônicas, infográficos e dicas de produção audiovisual para aproximar estudantes e educadores das discussões sobre meio ambiente e cinema, oferecendo diferentes experiências de leitura sobre o audiovisual capixaba e temas ambientais.
A Revista Cine.Ema 6 é uma realização da Caju Produções e conta com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC). O 11º Festival Cine.Ema conta com o patrocínio do Grupo Águia Branca e da Suzano, além do apoio da Reserva Ambiental Águia Branca, do Natureza Eco Lodge, da Unimed Sul Capixaba e da TVE Espírito Santo. É uma realização da Caju Produções e do Ministério da Cultura – Governo Federal, por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais.
Entre os conteúdos estão matérias sobre ecoansiedade, rios voadores e o impacto psicológico das mudanças climáticas, a produção de documentários em comunidades indígenas do Espírito Santo, o papel da TVE na preservação da memória do cinema local e reflexões sobre cinema ambiental na formação de público jovem. A seção "Histórias de Casa" apresenta produções realizadas na Mata Atlântica como forma de proteção da natureza e registro da memória coletiva.
A publicação dá continuidade ao trabalho de formação de público crítico realizado pelo festival ao longo de suas 11 edições. A versão digital da publicação oferece recursos de acessibilidade através do plugin Readabler, permitindo leitura por voz ao clicar nos parágrafos, ajuste de fontes e modos específicos para diferentes necessidades.
Conhecimento que atravessa o festival
A Revista Cine.Ema nasceu em 2020, como uma resposta criativa ao isolamento em razão pandemia da Covid-19. Diante da impossibilidade de realizar exibições e debates presenciais, a revista expandiu o alcance do Festival, carregando seu DNA: sensibilidade, natureza e experimentação. Cada edição é pensada como uma experiência imersiva em que o leitor participa, testa, reflete e se envolve. O resultado é um produto editorial híbrido, que une jornalismo, arte e branding cultural.
"A Revista Cine.Ema é mais do que uma publicação, é um laboratório de linguagem. Cada edição é um exercício de reinvenção do próprio festival, onde o design encontra o pensamento ambiental e o cinema vira experiência editorial. É um espaço onde as linguagens brincam entre si ao mesmo tempo que trazem conhecimentos audiovisuais e ambientais", afirma Tânia Caju, idealizadora do Festival Cine.Ema.
Acesse a revista: cineema.com.br/revistacineema6/
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br