Espírito Santo apresenta novo uniforme escolar criado em maratona do Hub ES+
AcervoHUBES%20%20110825-IMG_2838.jpg?v=638908787276416380)
O Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória, foi palco de um momento histórico para a educação capixaba na manhã desta segunda-feira (11). O governador Renato Casagrande apresentou oficialmente o novo uniforme da Rede Pública Estadual, que será distribuído gratuitamente a cerca de 200 mil estudantes a partir de 2026. O desfile revelou peças com design moderno, pensadas em maratona criativa do Hub ES+, para oferecer identidade, conforto e praticidade, marcando o encerramento de um processo de criação colaborativa que envolveu estudantes, profissionais e gestores públicos.
O modelo vencedor foi escolhido por votação pública, após um processo inédito conduzido pela Secretaria da Educação (Sedu) em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), por meio do Hub ES+, e com a Secretaria da Justiça (Sejus). Foram mais de 54 mil votos de alunos, professores, gestores escolares, pais e responsáveis, num exercício de participação que reforça o vínculo da comunidade escolar com a rede pública.
Criatividade a serviço da educação
O ponto de partida dessa trajetória foi uma Maratona Criativa, realizada no dia 26 de abril, no Hub ES+. Durante oito horas de imersão, cerca de 40 participantes — entre estudantes e profissionais de moda, design e artes visuais, além de alunos da própria rede estadual — trabalharam em equipes para criar protótipos de uniformes que representassem a identidade dos estudantes capixabas.
A secretária de Estado da Cultura em exercício, Carolina Ruas, destacou o papel do Hub ES+ nesse processo:“Essa ação foi feita por meio de uma maratona criativa, operacionalizada pelo nosso Hub ES+, um espaço de referência para a economia criativa do Estado. Lá reunimos especialistas, artistas, profissionais da moda e do design, além de estudantes, para juntos superarem o desafio de elaborar o uniforme para toda a rede estadual. É um exemplo de como a criatividade pode estar a serviço de demandas reais da sociedade.”
Após a maratona, as quatro propostas finalistas — Badejo, ES Cria, Ícones do ES e Traço Capixaba — foram submetidas à votação pública no site da Sedu, entre 12 e 28 de maio. O processo mobilizou estudantes, professores, gestores, pais e responsáveis, totalizando mais de 54 mil votos. Para ampliar a compreensão do público, as propostas foram apresentadas em mockups digitais, e a equipe de comunicação da Sedu fez adaptações em 3D para a visualização online.
Com o resultado do modelo vencedor (Traço Capixaba), a equipe do Hub ES+ organizou a Masterclass de Design de Roupas – Finalização de Mockup para Arquivo Executivo, realizada em 31 de maio, novamente conduzida pela facilitadora da maratona, Luane Nascimento. A atividade teve como foco transformar o protótipo vencedor em um arquivo profissional completo, contendo todas as fichas técnicas — camisa, calça e bermuda — com medidas, acabamentos e indicações de cores e tecidos.
Na sequência, o Hub ES+ assumiu o desenvolvimento do projeto de silkagem das peças, etapa essencial para a produção em escala. O trabalho envolveu visitas técnicas às fábricas de costura da Sejus, análise de protótipos confeccionados pelos internos e ajustes para garantir a durabilidade e a viabilidade técnica na confecção, adaptada aos diferentes tamanhos de uniformes infantis e juvenis.
Esse acompanhamento próximo garantiu que o design pensado na maratona se mantivesse fiel à proposta original, respeitando ao mesmo tempo as condições técnicas das fábricas do sistema prisional que produzirão as cerca de 800 mil peças do novo uniforme.
Inclusão e ressocialização
A confecção dos cerca de 800 mil itens será feita por detentos do sistema prisional capixaba, por meio do programa Costurando o Futuro, que une capacitação profissional e ressocialização. Serão três fábricas dedicadas à produção, envolvendo 150 pessoas em cumprimento de pena capacitadas para a tarefa.
O subsecretário de Ressocialização, Marcelo de Araújo Gouveia, ressaltou o impacto social da iniciativa“Nós capacitamos nossos presos para que possam produzir, muitos deles nunca tinham trabalhado ou aprendido um ofício. Essa parceria com a Sedu é uma dádiva, pois transforma vidas e reconecta essas pessoas com algo que um dia já fizeram parte: a escola.”
Um marco para a educação
Para o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, a iniciativa simboliza um avanço histórico para a rede estadual. “Essa entrega gratuita representa um avanço importante para a equidade no ambiente escolar e para o apoio às famílias. Além disso, o processo de criação colaborativa reforça o pertencimento dos nossos estudantes e valoriza a identidade da escola pública capixaba.”
Já o governador Renato Casagrande destacou que a entrega gratuita do uniforme é mais do que um benefício material — é um passo concreto na redução das desigualdades e no fortalecimento da educação como instrumento de inclusão:
“Quando ofertamos o uniforme gratuitamente, é também um alívio financeiro para muitas famílias. É uma forma de tratar todos os alunos com igualdade e pertencimento. Além disso, essa é uma política que integra educação, cultura e justiça, mostrando como o trabalho conjunto dentro do governo gera novas perspectivas.”
Casagrande lembrou ainda que o uso da mão de obra prisional traz ganhos sociais, permitindo que os internos adquiram experiência, sejam remunerados e tenham redução de pena, ampliando suas chances de reintegração à sociedade.
Pertencimento e identidade
Mais do que peças de vestuário, o novo uniforme escolar representa um elo entre criatividade, cidadania e oportunidade. Ele carrega a identidade da escola pública capixaba, resultado de um processo colaborativo que valorizou o talento local, a escuta ativa e a inovação. A partir de 2026, milhares de estudantes terão não apenas um novo uniforme para vestir, mas também um símbolo de pertencimento e orgulho de fazer parte da rede pública do Espírito Santo.
Sobre o Hub ES+
O Hub ES+ é um espaço público de cultura e inovação localizado na Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória. Ele integra o programa ES+ Criativo, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenada pela Secretaria da Cultura (Secult – @secult.es), em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti – @secti.es). O projeto do Hub ES+ conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes – @fapes.es) e parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA – @galpaoibca).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
Coordenação de Comunicação HUB ES+
Miguel M. Ribeiro / (27) 99991-6991
comunicacao.hubes@ibcavix.org.br