Documentarista Ricardo Sá disponibiliza acervo on-line com 200 horas de conteúdo
.jpg?v=638839530345369880)
Nesta quinta-feira (29), às 20 horas, acontece o lançamento on-line do projeto Arquivo Sá, que reúne um acervo de 200 horas de conteúdo em vídeo e película, captadas e guardadas pelo documentarista capixaba Ricardo Sá ao longo de 36 anos de carreira.
O lançamento acontecerá durante uma live pelo plataforma do instagram, no perfil da produtora Monica Nitz (@monicanitz), onde ela juntamente ao documentarista Ricardo Sá, conversarão sobre o projeto e apresentarão o funcionamento do site. A participação é gratuita.
“Desde que iniciei minha carreira no audiovisual em 1989 eu faço registros diversos da cultura no Espírito Santo. Por algum motivo sempre gostei de guardar estas imagens, talvez imaginando que algum dia elas pudessem servir para pesquisa sobre pessoas, lugares, emoções. Parece que este momento chegou. Agradeço a parceria de sempre da Monica Nitz, por ter embarcado nesta ideia comigo e ter materializado este desejo”, explica o realizador, Ricardo Sá.
“Este projeto traz para o público um universo de imagens mágicas, de um tempo e de uma energia muito diferentes dos dias de hoje. Foi o que senti assistindo a estas imagens e tenho certeza que outras pessoas também terão esta mesma sensação, salienta a produtora do projeto, Monica Nitz.
O projeto é realizado com recursos dos editais de audiovisual do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretária da Cultura (Secult).
Créditos "Arquivo Sá"
O acervo
O acervo é composto por cerca de 200 horas de material captado de 1990 a 2012, em diversos suportes: VHS, S-VHS, VHS-C, MINI DV, HDV, SUPER 8 e 16 MM.
O material original, em fitas mini dv ou vhs, foi digitalizado para suporte hd. Depois disso, foi feita uma seleção das imagens mais significativas e em melhor estado de conservação. Estas imagens foram identificadas e catalogadas, destacando informações que sirvam de base para uma pesquisa no site, através de palavras-chave como: nome do evento, nome de pessoas, data, tema, lugar etc.
Em seguida, o acervo foi dividido em duas partes: imagens sem edição e filmes finalizados, cada uma das partes gerando uma lista. A lista das imagens sem edição foi dividida em seis temas centrais, que orientam a pesquisa: cultura popular, audiovisual, apresentações artísticas, formações/ encontros, movimentos sociais e meio ambiente.
Já o acervo de filmes finalizados segue uma lista aleatória, por títulos de obras produzidas desde o início da carreira até os dias de hoje, uma oportunidade de conhecer a filmografia de um dos realizadores audiovisuais com maior tempo de atividade profissional no Espírito Santo.
A pesquisa pelo site é simples, seja por meio de duas listas (imagens sem edição e filmes finalizados), seja por busca na barra de ferramentas, o público poderá facilmente identificar o conteúdo das imagens.
No caso de filmes finalizados, estão disponibilizados os links para visualização de 47 obras dirigidas por Ricardo Sá, ao longo de sua carreira. Já as imagens não editadas, como em outros acervos, solicita-se preencher um formulário básico informando o objetivo da pesquisa. Esta medida faz-se necessária devido aos direitos contidos em cada imagem, que estão sendo respeitados pelos organizadores do projeto.
O endereço do site é www.acervoarquivosa.com.br
O contato com a equipe do projeto pode ser feito através do email: contato@acervoarquivosa.com.br ou atrvez do instagram da produtora do projeto https://www.instagram.com/monicanitz/
Segundo os realizadores, está é apenas a primeira fase do projeto. Existe outra quantidade grande de materiais em hd, que não foi catalogada, o que deve acontecer em algum momento nos próximos anos.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Jeiny Lima / Wigo Nunes / Julia Novais
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br