09/12/2024 17h02 - Atualizado em 10/12/2024 11h36

Cultura Em Toda Parte 2024: programação mostra diversidade da produção cultural capixaba na cidade de Aracruz

Fotos: Vikki Dessaune

A penúltima parada do Cultura em Toda Parte 2024, Rota Circulação em Espaços Culturais, movimentou o Teatro Municipal José Maria Coutinho e o Centro de Referência das Juventudes (CRJ), em Aracruz, de 2 a 8 de dezembro. Foram realizadas atividades que fomentam e difundem a produção artística do Estado, em diversos segmentos. Na sequência, o projeto segue para a última cidade, Afonso Cláudio. Toda programação é gratuita.

A programação cultural começou na sexta-feira (06), às 19 horas, com o show do Duo Harpa e Voz, da harpista Gláucia Castilhos e a cantora lírica Maristela Araújo, com direito a Stairway To Heaven, da banda Led Zeppelin. "Tentamos fazer uma trajetória da música no repertório. A gente começou com um repertório lírico e erudito, mesclando com um repertório mais popular e cancioneiro, terminando com um clima de Natal. Essa é uma oportunidade ímpar para nós, artistas, e a cidade de Aracruz também foi contemplada. Apresentamos o que não é tão corriqueiro na vida das pessoas, com a harpa e o canto lírico", disse Maristela Araújo.

Logo depois, Geraldo Majella apresentou o show Violão: Arranjos e Influências, com diversos gêneros em arranjos especiais desenvolvidos pelo artista. “Representa um passeio pela música. Passei pelo rock das décadas de 60 e 70, pelo jazz, pela MPB, e acabei encerrando a apresentação com música do Pixinguinha. Acho muito interessante o Cultura Em Toda Parte, pela oportunidade para artistas e público, é um exercício de formação de público”, acredita Majella.

No fim da tarde de sábado (07), a pedagoga e escritora Sara Ferreira Reis apresentou a contação de histórias Viajando No Mundo Dos Contos. “É um projeto de incentivo à leitura por meio da história. Conto em escolas e outros locais, quando sou convidada. O Cultura Em Toda Parte divulga a cultura de forma geral, o escritor, a música, a dança, e eu como contadora de história há mais de 20 anos, acho muito importante”.  Logo depois, a cantora Anastácia apresentou canções autorais e hits brasileiros, no show Benquerença. “Venho lançando músicas que contam minha relação com meu território, do meu retorno depois de 8 anos no Rio de Janeiro. Tive esse reencontro de afeto, muitas pessoas chamam minhas músicas de rezas, e quis trazer essa reza para o palco, junto com o calor da roda de samba”, afirmou.

No domingo (08), a cantora Luiza Dutra apresentou canções do seu primeiro álbum, Meu Canto, lançado em 2024. “É um show com autorais e versões, como a faixa Mania de Você, da Rita Lee”, contou a artista. Fechando a itinerância em Aracruz, teve a apresentação da cantora e drag queen Violeta Van Cartier. "Trouxe uma apresentação para divulgar meu EP, Todas as Marias, onde faço um aceno para todas as mulheres da minha vida, que deram esse pontapé para que eu pudesse entender as coisas da vida”.

A cabeleireira Edna Andrade, de Aracruz, compareceu às apresentações. “Isso faz falta para Aracruz, porque somos pessoas do interior, com poucas atividades desse tipo no Teatro Municipal. Vim a convite da minha irmã, fomos criadas aqui em Aracruz e é um lugar que nos traz inspiração pelo que a cultura proporciona”.

 

Formações

Além da programação cultural, o Cultura em Toda Parte promoveu uma série de atividades de formação com o objetivo de aproximar a cultura e a educação. De 02 a 06 de dezembro, aconteceu o curso de formação Introdução ao Teatro, com o ator, dramaturgo e diretor Marcelo Ferreira. “Foi um sucesso com público diverso, entre pessoas da terceira idade, jovens e crianças. Foi uma experiência muito interessante dessa turma mista”, avaliou.

“Foi maravilhoso, tudo o que a gente precisa na idade que a gente está. Traz enriquecimento para a mente, para o corpo, para tudo. Gostei de representar, dos movimentos, é como se a gente estivesse vivendo algo real nesse aprendizado. Teve um momento que eu tinha que interpretar alguém desmaiado. Quando vi a foto, fiquei surpresa comigo mesma”, relatou Malvina Pereira Rodrigues, de 71 anos, que foi aluna do curso.

No sábado (07), a poeta Fernanda Tatagiba realizou a oficina Poesia Asas de Pedra. “Ela tem a proposta de criar poemas e leituras através de elementos da natureza, como a pedra e o vento, e relembrar suas memórias de infância”, explicou.

Depois, a cantora, compositora, escritora, diretora audiovisual, produtora cultural e ativista aliada da Comunidade Surda, Bella Nogueira ministrou a palestra Com Acesso, Com Afeto!. “É um trabalho que é resultado do projeto Mãos à Obra. Estava ansiosa para vir para cá, nunca tinha vindo, e para mim foi um privilégio estar nessa programação tão rica e completa”.

 

Cultura em Toda Parte

Os projetos que compõem a programação do Cultura em Toda Parte 2024 foram selecionados por meio de chamada pública da Secretaria da Cultura (Secult-ES) e apresentam uma programação diversificada que passeia pela música popular e erudita, dança, teatro, literatura, patrimônio, performances, hip hop, cultura popular, circo, contação de histórias, oficinas, palestras, além de outras atrações para as comunidades.

O Cultura em Toda Parte é uma realização da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com os Institutos Brasil de Cultura e Arte (IBCA) e Raízes, via chamamento público, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG), do Ministério da Cultura (Minc), Governo Federal.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli / Matheus Carneiro / Julia Novais

Telefone: (27) 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard