Crianças desenham suas emoções em laboratório criativo do Festival de Literatura Ilustrada das Infâncias
Começaram as atividades do Lab Emocionário, um laboratório criativo, artístico e literário para crianças de 7 a 12 anos idade refletirem suas emoções por meio da arte e da literatura. Os encontros acontecem até sábado (29), no Hub ES+, Centro de Vitória. Como resultado, os desenhos feitos pelas crianças durante o laboratório serão publicados em dois livros inéditos.
O Lab Emocionário é a primeira ação do Festival de Literatura Ilustrada das Infâncias (FLII). A atividade é gratuita e oferece bolsa-auxílio participação no valor de R$ 600 para cada criança participante.
O FLII conta com a produção do Ateliê Clínico e da Editora Rizoma Escrita e a parceria do Hub ES+, sendo realizado por meio da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), através do edital nº 04/2025 de seleção de projetos para Mostras e Festivais.
“Selecionamos as dez crianças após um período de inscrição, priorizando por moradoras da Região 1 de Vitória e que estudam na rede pública de ensino. Também levamos em consideração suas histórias e origens, em especial sua relação com a ilustração e o desejo de contar histórias”, explica Maria Ramos Gazel, coidealizadora do FLII e gestora do projeto.
As crianças foram divididas em dois grupos: uma turma priorizando as crianças de 7 a 9 anos de idade, com as atividades acontecendo pela manhã, das 9n30 às 11h30, e outra com crianças de 10 e 11 anos, com as ações no período da tarde, das 14h30 às 16h30.
Os desenhos e textos produzidos por elas durante as atividades do laboratório serão publicados em dois livros autorais, com distribuição gratuita durante a realização da segunda etapa do FLII, prevista para acontecer em abril de 2026.
.jpg?v=638996846106786290)
FLII
“O Festival de Literatura Ilustrada das Infâncias tem o objetivo principal de reconhecer a autoria das crianças e valorizá-las enquanto produtoras de cultura”, reforça Lindomberto Ferreira Alves, coidealizador do FLII e produtor do projeto.
Dividido em duas etapas, o FLII trabalha com quatro ações maiores, todas gratuitas: os laboratórios de criação e as duas publicações autorais, além da programação pública formativa e da convocatória nacional de obras literárias. A primeira etapa inclui o LAB Emocionário e a convocatória nacional, edital e inscrição aqui, voltada para a difusão de obras literárias independentes que foram concebidas por e para crianças, promovendo a circulação desses livros e um intercâmbio literário.
Até oito livros serão selecionados, sendo quatro do Espírito Santo e quatro de outros estados do país, para fazer parte da segunda etapa do festival, previsto para acontecer em abril de 2026. Esses livros vão compor uma feira literária aberta ao público, com os responsáveis participando dos painéis de divulgação de suas obras. Além disso, ainda em abril haverá o lançamento dos livros criados pelas crianças durante o Lab Emocionário, além de dois workshops com especialistas nas áreas da literatura, artes, educação e psicologia.
Sobre a convocatória nacional, a previsão é de que o regulamento do edital esteja disponível a partir da segunda quinzena de novembro, no perfil do FLII no Instagram: @flii_festival.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br