19/11/2025 14h56

Atelier Murundu apresenta filme resultante de residência artística em Vargem Alta

Após o sucesso da Mostra Murundu, realizada na Estação Ferroviária de Vargem Alta, o Atelier Murundu de Residência Artística lançou, na última terça-feira (18), a mostra online que apresenta o filme Sementes da Estação. Com 30 minutos de duração, o filme é resultado de um processo imersivo realizado nas montanhas da região.

O vídeo já está disponível no canal do YouTube da idealizadora do projeto, Natalie Mirêdia.

Assista: https://youtu.be/3oy3rfKuKMc?si=diJmQLa_ZJBbmxjB

O projeto foi aprovado por meio do Edital 09/2024 – Artes Visuais, da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura) e da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura (MinC), do Governo Federal. A iniciativa conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Vargem Alta, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Durante dez dias, a idealizadora Natalie Mirêdia, a artista carioca Manuela Leite e a curadora capixaba Rubiane Maia realizaram experimentações poéticas no topo das montanhas de Vargem Alta e entrevistas com mulheres da comunidade local. O processo culminou na Mostra Murundu, realizada no dia 14 de novembro, que valorizou a paisagem e a história do município, ao mesmo tempo em que propôs novas formas de refletir sobre identidade e pertencimento.

No evento presencial, o público pôde participar de um bate-papo com as artistas e com a videomaker, compreendendo mais profundamente o percurso criativo da residência. Segundo a curadora Rubiane Maia, o filme apresentado na mostra estabelece um diálogo entre as mulheres da comunidade e as imagens poéticas produzidas no topo das montanhas.

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult

Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli

Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111

Whatsapp: (27) 99753-7583

secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard