15º Seminário Sys.terna reúne coletivos capixabas no Hub ES+

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), por meio do Núcleo de Pesquisa Poiein e do LabConecta/RCSC, realizou o 15º Seminário Sys.terna – Rede de Competências e Saberes Compartilhados (RCSC), no último sábado (4), no Hub ES+, em Vitória. O evento, proposto no âmbito do Programa ES+Criativo, reuniu coletivos de diversas regiões do Espírito Santo, pesquisadores e representantes de iniciativas criativas que atuam em rede para fortalecer práticas colaborativas e a economia criativa de base comunitária nos territórios.
A programação contou com a apresentação institucional do programa ES+ Criativo e das atividades do Hub ES+ com Karina Ruiz (coordenadora de projetos do Hub ES/MCI/Funcitec) e Paulo Gois (coordenador-geral do Hub ES+ pelo IBCA); com as pesquisas desenvolvidas pelo LabConecta/RCSC, apresentadas por Leonardo Meira (pesquisador do Poiein); e das possibilidades de integração ao Observatório Capixaba de Economia Criativa, explicadas por Robson Malacarne (professor do Ifes, co-líder do Poiein e coordenador de projetos do Hub ES+ MCI/FUNCITEC).
Outros destaques foram as reflexões sobre Ciência Cidadã, conduzidas por Leonardo Bis (professor do Ifes e pesquisador do GEPESE); o relato sobre turismo comunitário, apresentado por Fernando Martins (projeto Tour no Morro no bairro Jesus de Nazareth); e os depoimentos de representantes de coletivos participantes das ações do LabConecta/RCSC: Jardel Silva (Cidade Para Todos), Drica Coelho (Cultura Bethânia) e Olok (Batalha do Castelo e Arte no Bairro).
Durante o seminário, os participantes se dividiram em três grupos de trabalho, que discutiram potencialidades, desafios e ações conjuntas para o fortalecimento da economia criativa de base comunitária.
Grupo 1
O grupo incluiu os coletivos Acalme, Macuá, Studio Lab Bicho de Sete Cabeças, Formate, Kasa Raiz e Crias 3D, e foi representado por Wilberth Rodrigues (Formate).
Grupo 2
Participaram os coletivos Cidade Para Todos, Cultura Bethânia, Biblioteca Livre Coqueiral, Arte no Bairro, Batalha do Castelo, Biblioteca Livre Coqueiral, Horta Comunitária Espaço das Cheirosas e Ateliê Letícia Moura, sendo representados por Jardel Silva (Cidade Para Todos) e Drica Coelho (Cultura Bethânia).
Grupo 3
Neste grupo estiveram presentes os coletivos Cultura Afro Bantu, Lixo Zero Capixaba, Conscientiza Piapitangui, Grupo Lacarta Circo Teatro, Arquivo Vivo e Casa da Escada, representado por Ketno Lucas (Arquivo Vivo).
Os resultados do encontro serão incorporados à Rede de Competências e Saberes Compartilhados (RCSC), que compõe o Observatório Capixaba de Economia Criativa, projeto do Ifes vinculado ao eixo "Pesquisa e Divulgação" do ES+Criativo. A iniciativa visa mapear, difundir e apoiar as ações dos coletivos culturais capixabas, ampliando a integração entre extensão, pesquisa e inovação.
Seminários Sys.terna
O Sys.terna é uma proposta metodológica criada pelo Núcleo de Pesquisa Poiein que une escuta, reflexão e crítica em torno de temas de interesse público. Seu nome remete à cisterna, reservatório de água que acumula em tempos de abundância para ser utilizado em tempos de escassez. De modo análogo, o Seminário Sys.terna funciona como um espaço de acúmulo e redistribuição de saberes, um reservatório coletivo de ideias, práticas e experiências.
A escolha do termo também carrega o prefixo “Sys”, evocando a ideia de sistema e tecnologia, e o sufixo “.terna”, que remete à ternura, afeto e acolhimento, valores que caracterizam a prática de escuta e de partilha conduzida pelo Poiein.
Com esse espírito, cada edição do seminário busca acolher coletivos, pesquisadores, gestores e agentes culturais, promovendo debates formativos sobre políticas públicas, iniciativas privadas e ações comunitárias.
Labconecta/RCSC
O LabConecta – Rede de Competências e Saberes Compartilhados (RCSC) é uma ação do Núcleo de Pesquisa Poiein, por meio da Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx) - programa de extensão do Ifes Viana em parceria entre Ifes e Secult, no âmbito do Programa ES+ Criativo, contando ainda com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), com recursos específicos do Funcitec/MCI (Mobilização Capixaba pela Inovação).
Seu propósito é a criação de laboratórios experimentais de aprendizagem e vivência, que promovam a troca de saberes, a elaboração de projetos de intervenção sociocultural e o desenvolvimento de competências no campo da cognição, linguagem e comunicação comunitária. O LabConecta/RCSC fortalece a vida comunitária, incentiva a participação cidadã e amplia a atuação dos coletivos culturais e socioambientais em seus territórios, estimulando a economia criativa de base comunitária.
Observatório Capixaba de Economia Criativa
O Observatório Capixaba de Economia Criativa é uma plataforma de pesquisa, formação e prática colaborativa. Ele atua como espaço de produção e sistematização de conhecimento e de intervenção prática junto aos coletivos, ampliando a capacidade de registro, análise e difusão das experiências culturais e socioambientais do Espírito Santo.
Entre suas iniciativas está a Revista Mirante Criativo, que reúne debates e reflexões sistematizados a partir das edições do Seminário Sys.terna, além do Boletim da Economia Criativa.
Programa ES+Criativo
O ES+Criativo é um programa estratégico do Governo do Espírito Santo e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), desenvolvido em parceria com 15 instituições e executado pela Secretaria da Cultura (Secult).
Para fazer da economia criativa um vetor determinante do desenvolvimento socioeconômico sustentável do Espírito Santo, o programa articula ações e projetos que potencializam as culturas locais, promovem a inovação, estimulam a sustentabilidade e fortalecem negócios criativos nos territórios capixabas.
Sua atuação se organiza em cinco eixos estratégicos: Hub Criativo, Observatório, Territórios Criativos, Escola Criativa e Fomento e Difusão.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
Whatsapp: (27) 99753-7583 (apenas mensagens de texto)
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br
Leonardo Meira
Jornalista e Coordenador Adjunto do Poiein
(27) 99879-5671