28/08/2013 08h27 - Atualizado em 05/01/2017 15h47

X Vitória em Arte é aberta no Palácio Anchieta

Um dos maiores patrimônios históricos e culturais do Espírito Santo, o Palácio Anchieta já recebeu em suas salas importantes exposições nacionais e internacionais. Desta vez, suas portas foram abertas para a X Vitória em Arte, reunindo no Salão Afonso Brás e salas anexas 110 obras de 96 artistas capixabas, que ficarão expostas até o dia 6 de outubro.

A solenidade de abertura aconteceu na noite da última terça-feira (27), no Salão São Tiago, com grande presença de público. A mostra é uma realização do Sindicato dos Artistas Plásticos Profissionais do Espírito Santo (Sindiappes) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Sincades.

Entre as autoridades presentes, estiveram o governador, Renato Casagrande; o secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva; o subsecretário de Cultura, Joelson Fernandes; a diretora do Museu de Arte do Espírito Santo, Anna Saiter; o presidente do Sindiappes, Cacá Benevides; o vice-presidente, Cesar Viola; e o presidente do Instituto Sincades, Idalberto Moro.

Na ocasião, Cesar Viola relembrou a história do Sindiappes e de seu início de luta, até consolidar-se no Estado, sobretudo com a realização da exposição Vitória em Arte. "Somos um celeiro de talentos. Em outros Estados não se vê uma mostra como esta", afirmou.

Troféus

Houve também entrega de troféus criados pelo artista plástico Penithência a algumas das personalidades presentes, entre elas o governador, o secretário de Cultura, o presidente do Instituto Sincades, a diretora do Museu de Arte do Espírito Santo e o artista homenageado deste ano, o mosaicista Celso Adolfo - que completa 30 anos de carreira em 2013.

O secretário de Cultura, Maurício Silva, falou da importância da mostra coletiva, sobretudo por suas atividades de arte-educação, que envolvem palestras, debates, seminários e exposições paralelas de cunho histórico ao longo de todo o período em que estiver aberta ao público.

Maurício ressaltou que a Vitória em Arte apresenta ao público um amplo e representativo painel das artes plásticas produzidas no Espírito Santo, com trabalhos realizados em diversas técnicas e linguagens.

"Aproveito o ensejo para fazer um agradecimento especial ao senhor governador Renato Casagrande, por acreditar na cultura como instrumento de acesso e inclusão social. Estamos em um momento de crescimento da cultura do Espírito Santo, e este é um momento de somar e agregar valores, para que possamos seguir em frente. Viva a cultura capixaba! Viva os artistas plásticos!", completou.

Na sequência, o governador Renato Casagrande cumprimentou os artistas e curadores da mostra e parabenizou o homenageado, Celso Adolfo. Em seguida, agradeceu ao apoio do Sindiappes: "Na hora em que este palácio sofreu uma agressão, o sindicato foi a instituição que primeiramente tomou a decisão de vir aqui dar um abraço simbólico. Na hora que deu esse abraço simbólico, na verdade estava abraçando a história, a cultura e o patrimônio deste Estado. Obrigado ao sindicato pela sensibilidade desse ato simbólico".

Valorização

Renato Casagrande destacou a qualidade da produção artística do Estado, afirmando que o Espírito Santo não deixa nada a desejar quando se trata do talento de seus artistas. "Trazer uma exposição de capixabas para o Palácio Anchieta, que já recebeu obras de artistas renomados no mundo todo, tem símbolos diversos. É, primeiramente, a valorização dos artistas capixabas, e uma forma de mostrar obras como estas, que encantam qualquer cidadão do Brasil e de fora do Brasil. É a valorização da atividade cultural que busca o talento para fazer a inclusão, a projeção e a construção da identidade do nosso povo, para consolidar a nossa personalidade", afirmou.

O governador revelou ainda que ofereceu ao Sindiappes uma sede própria. "Ofertei a casa ao lado da Sala Domingos Martins, para que o sindicato possa dar aulas e ter um ateliê, atraindo mais pessoas", afirmou ele, que foi muito aplaudido nesse momento.

Atividades educativas

Além da exposição, haverá uma série de atividades educativas no auditório do Palácio Anchieta, com capacidade para 70 pessoas, e na sala anexa ao pátio. Serão realizados, por exemplo, encontros de capacitação com professores das redes estadual, municipal e particular, que receberão também kits educativos com o tema "Palácio Anchieta e Seu Entorno".

A mostra conta ainda com uma exposição de obras que abordam o Centro de Vitória, pertencentes ao acervo do Palácio Anchieta, na sala Espaço Cultura, no corredor próximo ao Salão Afonso Brás e no corredor próximo ao pátio interno. Também no auditório, acontecerão palestras com os professores do Centro de Artes da Ufes Alexandre Emerick e Almerinda Lopes e o pintor e escritor Gilbert Chaudanne. Os dois primeiros falarão, respectivamente, sobre arte contemporânea e a paisagem na arte, enquanto Chaudanne vai abordar a arte naïf.

Serviço:
X Vitória em Arte
Local: Palácio Anchieta, Praça João Clímaco, s/n, Cidade Alta, Centro, Vitória
Visitação: de 28 de agosto a 6 de outubro, de terça a sexta, das 9h às 17h; sábado, das 10h às 17h; domingo e feriado, das 10h às 16h.
Agendamento de visitas: de segunda a sexta, das 8h às 18h pelos telefones (27) 3636-1032 e (27) 3636-1048 ou pelo e-mail agendamento@palacioanchieta.es.gov.br

Crédito das fotos: Thiago Guimarães

Informações à imprensa: