01/12/2009 15h52 - Atualizado em 05/01/2017 15h29

Vitória será sede do II Fórum de Mídia Livre

Entre sexta-feira (04) e domingo (06), será realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus de Goiabeiras, em Vitória, a segunda edição do Fórum de Mídia Livre. O evento, que tem apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), terá a participação de ativistas, artistas, intelectuais, profissionais de comunicação, gestores públicos, empreendedores, estudantes, que debaterão uma agenda comum para os realizadores de mídia independente no país.

O I Fórum de Mídia Livre foi realizado na cidade do Rio de Janeiro, em junho de 2008, pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mobilizando cerca de 8000 pessoas por dia de evento. Suas discussões conduziram a um conjunto de propostas e manifestações, que se constituíram posteriormente em medidas concretas, como a participação na cobrança do Executivo para a realização da Conferência Nacional de Comunicação, e a construção de Pontos de Mídia livre como política de governo, o que começou ser efetivada pelo Ministério da Cultura.

O Fórum de Mídia Livre contará com desconferências (uma adaptação da mesa redonda para as novas mídias) temáticas, mesas de debate, oficinas de produção de mídia, transmissão ao vivo de palestras e oficinas pela internet. Entre os participantes está o jornalista e blogueiro Luis Nassif, confirmado para a abertura no "Seminário Post Livre". Edson Mackenzy, criador do site Videolog.com, primeiro portal de compartilhamento de vídeos do mundo, também confirmou presença no II Fórum de Mídia Livre.

Durante o Fórum serão realizadas cinco oficinas. Uma delas é a de "Jornalismo e Literatura", orientada por Eliane Brum, jornalista da revista Época. Além disso, ocorrerá o Festival de Música Livre, uma programação de shows a partir desta quinta-feira (03). Serão três noites com o melhor da música independente brasileira livre, trazendo atrações como Sol na Garganta do Futuro, Fê Paschoal e o DJ Andre Paste.

A programação completa e as inscrições para as palestras e oficinas estão no site www.forumdemidialivre.org. A entrada é franca todos os dias.

Festival Música Livre

O Fórum de Mídia Livre, o Coletivo Multi e o Movimento Música para Baixar apresentam entre quinta-feira (03) e sábado (05), o "Festival Música Livre & Seminário A Morte do Pop-Star". Dezenas de bandas, Djs, artistas multimídia e pensadores estarão reunidos para discutir os rumos da música e da autoria. O evento estará concentrado em uma tenda de circo, instalada no Centro de Artes da Ufes, no Campus de Goiabeiras. Todos os show e atividades são gratuitos.

Entre as atrações musicais, destaque para o cantor Jards Macalé que se apresentará com o grupo capixaba Sol na Garganta do Futuro. Haverá também shows das bandas cariocas Tono, Os Outros e Qinho; da mineira Graveola e o Lixo Polifônico; Macaco Bong e OsViraLata, de Mato Grosso; Richard Serraria, do Rio Grande do Sul;  e Vitrola de 3, Fê Paschoal e Trepax, do Espírito Santo. Os shows começam sempre às 22 horas.

Para o Seminário "A Morte do Pop-Star" estão agendadas duas mesas que acontecem na sexta-feira (04) e sábado (05), entre 15 e 18 horas. Os debates são mediados pelo músico paulista Irajá Menezes e serão divididos em dois temas: "A Invenção do Pop-star" e "A morte do Pop-star". A programação completa está no blog http://festivalmusicalivre.wordpress.com/

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard