28/04/2011 13h30 - Atualizado em 05/01/2017 15h42

Vitória recebe oficina do programa Itaú Cultural Rumos Artes Visuais

Na próxima terça (03), entre 14 e 17 horas, o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes) será sede de uma oficina teórica "Portfólio de Artista", uma iniciativa do programa do Itaú Cultural Rumos Artes Visuais 2011/2013, que está percorrendo 14 cidades do Brasil. Com três horas de duração, o trabalho será coordenado por Janaína Melo, historiadora com atuação na área crítica de arte, curadoria, pesquisa e ensino de história da arte.

Jovens artistas, interessados nas artes visuais, professores de arte e educadores podem participar dessa oficina. A entrada é franca, mas é preciso chegar ao auditório do Maes com 30 minutos de antecedência para garantir a vaga. Os organizadores solicitam que todos levem papéis e caneta para a aula.

O objetivo dessa ação é contribuir na organização, sistematização e apresentação de trabalhos de arte, assim como promover uma reflexão acerca do que seja um portfólio e suas diferentes formas de elaboração.

A oficina visa a alcançar tal meta oferecendo exemplos e análise em grupo de portfólios e plataformas distintas de apresentação do trabalho de arte existentes na cena contemporânea. Pretende também conduzir por meio de discussões com os participantes, questões concernentes à escrita de artista.

Janaina Melo

A historiadora é graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); e pós-graduada em "Pesquisa e ensino em Arte Contemporânea", na Escola Guignard, da mesma instituição mineira. Foi coordenadora do Departamento de Artes Visuais do Museu de Arte da Pampulha, entre 2005 e 2007; e assistente curatorial do Programa Rumos Artes Visuais do Itaú Cultural, entre2008 e 2009.

Atualmente, é coordenadora de Arte e Educação do Instituto Cultural Inhotim, em Brumadinho (MG); professora de Crítica de Arte da Escola Guignard UEMG; e curadora do Programa de Residência artística Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia (JA.CA); e do Projeto Atelier Aberto - Escola Guignard UEMG. Vive e trabalha em Belo Horizonte.

Oficina teórica "Portfólio de Artista"

Data: terça-feira (03)

Horário 14 às 17 horas

Local: Auditório do Museu de Artes do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), Centro de Vitória