10/10/2011 07h10 - Atualizado em 05/01/2017 15h46

VII Mostra Produção Independente discute estética e mercado do novíssimo cinema brasileiro



Criação coletiva, orçamento apertado e a disposição de jovens cineastas para fazer filmes que fogem ao cinema clássico e a televisão. São as marcas de uma nova geração do cinema brasileiro que chega na VII Mostra Produção Independente - A Sétima Arte vai ao Mercado, entre os dias 18 e 22 de outubro, no Cine Metrópolis da UFES. O evento discute a estética do baixo orçamento e inclui o Espírito Santo na rota de circulação dos principais longas metragens brasileiros do gênero.  Toda a programação do evento é gratuita.

O novíssimo cinema brasileiro está representado na Mostra Paralela de Longa Metragem que exibe pela primeira vez em Vitória os filmes A Alegria, de Marina Melliande e Felipe Bragança; Riscado de Gustavo Pizzi; Os Monstros, de Luiz e Ricardo Pretti, Pedro Diógenes e Guto Parente. Na Mostra Paralela de longa metragem também estão a estreia de As Horas Vulgares, de Rodrigo Oliveira e Vitor Graize - fruto do primeiro edital para longa de baixo orçamento do Espírito Santo; e A Noite do Chupacabras, segunda parte da trilogia do cinema de horror de Rodrigo Aragão.

Para acender a discussão a Mostra propõe debates com os realizadores dos filmes sobre produção e difusão do audiovisual de baixo orçamento, além de promover um seminário sobre o mercado independente com empresas ligadas ao audiovisual. Durante o evento haverá também o lançamento da Revista Milímetros e a venda de DVD's na lojinha do audiovisual.

A VII Mostra Produção Independente - A Sétima Arte vai ao Mercado é uma realização da ABD Capixaba em parceria com o SEBRAE- ES,  Secult-ES, Secretaria de Cultura de Vítória e a Secretaria de Difusão Cultural da Ufes.

Cinema Novíssimo
Além de serem produções de baixo orçamento, os longas metragens que compõem a mostra paralela tem em comum a bem sucedida carreira em festivais de cinema de todo o mundo - representantes da nova safra do cinema de autor no Brasil.

Segunda parte da trilogia ?Coração no Fogo?, A Alegria teve estréia mundial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes em 2010. Logo depois o filme esteve em mais de quinze festivais internacionais e no Brasil passou por Tiradentes, levou dois Candangos no 43º Festival de Brasília e foi eleito Melhor Filme no Panorama Internacional de Cinema de Salvador.

Riscado tem no currículo prêmios como o de Melhor Atriz para Karine Telles no Festival do Rio 2010 e cinco kikitos no Festival de Gramado em 2011 (Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora e Prêmio da Crítica).

Já o filme coletivo Os Monstros rendeu comparações da crítica especializada com o Cinema Novo. O filme recebeu menção especial do júri na terceira edição Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (Bafici).

Recém finalizado, o primeiro exemplar do cinema financiado pelo edital de longa metragem de baixo orçamento da Secult-ES, As Horas Vulgares já desponta na Semana dos Realizadores do Rio de Janeiro, assim como A Noite dos Chupacabras, que percorreu ainda os principais festivais de cinema fantástico da América Latina, entre eles o RioFan, o Rojo Sangre Buenos Aires e o Montevidéu Fantástico.

Mostra Competitiva
A programação da VII Mostra Produção Independente conta ainda com a tradicional Mostra Competitiva Capixaba, uma das principais janelas para o audiovisual local, que neste ano teve recorde de inscrições. Serão exibidos 19 curtas e médias metragens independentes que concorrem aos prêmios de Melhor Filme de Ficção, Melhor Filme Documentário e Melhor Videoclipe. Além disso, os selecionados também irão compor o DVD coletânea a ser lançado no evento e posteriormente distribuído para toda a rede de cineclubes do Brasil.

Rodada de Negócios
Realizada em parceria com o SEBRAE-ES e Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (SECULT-ES), por meio da Rede de Apoio à Produção e Circulação do Audiovisual, a segunda edição da Rodada de Negócios do Audiovisual está marcada para a tarde de sexta-feira (21). A iniciativa propõe um espaço para que os realizadores capixabas possam apresentar seus produtos para possíveis compradores do setor, ou seja, emissoras de TV e distribuidoras, além de outros empreendimentos nacionais e internacionais que trabalham com comercialização, distribuição e difusão do audiovisual.

Participam da rodada representantes do Canal Brasil, SESC TV, POND 5, TV Cultura, a distribuidora Elo Company, Box Brasil, Contraponto, Curta o Curta, Porta Curtas e Synapse. Este ano, foi realizada uma oficina de capacitação prévia entre os realizadores que se inscreveram na rodada de negócios.


PROGRAMAÇÃO

Evento: VII Mostra Produção Independente - A Sétima Arte vai ao Mercado
Data: 18 a 22 de outubro de 2011
Local: Cine Metrópolis - UFES - Vitória/ES


18/10 - TERÇA-FEIRA

19h - Lançamento da Revista Catálogo Milímetros e livro "Direitos do Público";
- Abertura da Lojinha do Audiovisual

20h - Abertura Oficial da VII Mostra Produção Independente da ABD Capixaba - A Sétima Arte vai ao mercado
- Lançamento do curta metragem "Ilhas Cayman" de Gabriel Perrone
- Lançamento do longa metragem "As Horas Vulgares" de Vitor Graize e Rodrigo de Oliveira (ES)

19/10 - QUARTA-FEIRA

14h - Debate com diretores - Vitor Graize e Rodrigo Oliveira
Mediação: Rafael Braz

19h- Mostra Competitiva Capixaba
  • "Estranho Amor" - Lucia Caus
  • "Homem Ilha" - Ana Paula Sobreiro e Daniela Camila
  • "Raquetadas para a Glória" - Juliano Enrico
  • "Um Sampaio Teimoso" - Nayara Tognere
  • "Ao Vivo de Bergue" - Paulo Sena
  • "Frestas" - Cineclube Cine Kbça e Atitude Jovem

21h - Mostra Paralela de longa metragem
"Os Monstros" - Direção: Guto Parente, Luiz Pretti, Pedro Diogenes e Ricardo Pretti - Coletivo Alumbramento (CE)

20/10 - QUINTA-FEIRA

14h - A produção, difusão e a estética B.O - debate com o produtor Cavi Borges e os diretores Marina Meliande, Guto Parente e Rodrigo Aragão
Mediador: Alexandre Serafini

19h - Mostra Competitiva Capixaba
  • "Angorá" - Emerson Evêncio
  • "We are each other" - Marianna Schmidt e Waldemar Teixeira
  • "O Ano em que Fizemos Contato" - Erly Vieira Jr.
  • "Men as Chess" - Cássio Siquara, Cristina Margon, Leandro Vieira, Maria Grijó e Tharllen Fonseca
  • "Rap das 3 Raças" - Henrique Breciane
  • "Café com Pernas" - Gui Castor

21h - Mostra Paralela de longa metragem
"Riscado" - Direção: Gustavo Pizzi - Cavídeo (RJ)

21/10 - SEXTA-FEIRA

10h - Seminário Produção Independente e Mercado Audiovisual - empresas participantes da Rodada de Negócios
Mediadora: Carla Osório

14h - II Rodada de Negócios do Audiovisual (Conexão de Saberes - 2º andar)
19h- Mostra Competitiva Capixaba
  • "Locus" - Klaus Berg
  • "Uma" - Alexandre Barcelos
  • "A Sina do Gato" - Bruno Cabús
  • "A Ladeira" - Iza Rosenberg
  • "Raciocínio Animal - Banda Undertow" - Beto Castelluber
  • "Tudo Bem?" - Eduardo Moraes
  • "Milagre" - Luiza Lubiana

21h - Mostra Paralela de longa metragem
"A Alegria" - Marina Meliande e Felipe Bragança

22/10 - SÁBADO

15h - Encontro com realizadores
19h - Encerramento da VII Mostra Produção Independente da ABD Capixaba - A Sétima Arte vai ao mercado
- Lançamento do DVD Coletânea
- Apresentação de vídeo homenagem
- Premiação Mostra Competitiva Capixaba

21h - Lançamento do longa metragem "A Noite do Chupacabras" - Direção: Rodrigo Aragão (ES)


Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard