23/07/2012 15h08 - Atualizado em 05/01/2017 14h36

Viana lança Box com três livros de Heribaldo Balestrero nesta terça (24)

Texto: Waldson Menezes

São três livros que possuem valores históricos inestimáveis para quem quer conhecer a História do Espírito Santo: Subsídios para o Estudo da Geografia e da História do Município de Viana, 1951; Povoamento do Espírito Santo - A marcha de penetração do Território, 1976; e, A Obra dos Jesuítas no Espírito Santo, 1979. Sessenta e um anos após a edição do primeiro livro o município de Viana reedita as três obras do escritor e historiador vianense Heribaldo Lopes Balestrero.

A reedição dos três livros renovará as esperanças de quem quer conhecer ou pesquisar as histórias do Espírito Santo, uma vez que os poucos exemplares que ainda existem das edições anteriores estão nos acervos de algumas bibliotecas públicas ou nas mãos de colecionadores. Além disso, não há registro da publicação de novas obras com tamanho conhecimento histórico do Estado quanto os três livros. Os estudantes e o público, de modo geral, serão os maiores beneficiados, pois terão os novos livros disponíveis para consultas nas principais bibliotecas municipais e estaduais capixabas.

Junto à reedição será inaugurada a nova exposição da Casa da Cultura de Viana, intitulada "Um Olhar Sobre Viana. Um Olhar Sobre um Vianense". São fotografias e painéis que "reproduzem" a visão do escritor Heribaldo Balestrero sobre o município, além de informações da biografia do autor dos livros. Os textos dessa exposição foram retirados de um livro inédito de Heribaldo.

O evento será na terça-feira, dia 24, às 19 horas, em uma cerimônia no Teatro Municipal de Viana e contará com a presença da Prefeita Angela Sias, da Secretária de Cultura Fabiene Passamani, familiares do escritor, além de diversos convidados e representantes dos patrocinadores. A reedição faz parte das comemorações dos 200 anos de Imigração Açoriana no Estado, precisamente em Viana, e da festa de 150 Anos de Emancipação Política do município.
O projeto foi contemplado pela Lei Federal de incentivo "Rouanet" do Ministério da Cultura.

Após a obtenção do incentivo iniciou-se a busca por apoiadores do projeto e o patrocínio veio por meio da empresa Vale, com apoio da Associação dos Arquivistas do ES (AARQES), da Fábrica de Fertilizantes Heringer, da Gráfica JEP e produção do Empório Capixaba e Prefeitura Municipal de Viana.

O trabalho de pesquisa sobre as obras demandou tempo, uma vez que houve necessidade de transcrição de todos os livros, digitalização e tratamento de imagens ilustrativas. Para ilustrar as novas edições foi feito um Box contendo uma capa com design dos ícones de Viana.

SOBRE HERIBALDO BALESTRERO

Nasceu em Viana, na data de 28 de Abril de 1899. No período de 1963/1967 foi prefeito municipal e por duas legislaturas foi um dos vereadores mais votado de Viana. Foi um dos imortais da Academia Espírito-santense de Letras e durante 35 anos foi coletor federal. Realizou exaustivo trabalho de pesquisa que é, ainda hoje, importantíssimo exemplar para o entendimento da formação do povo vianense e da história do Estado do Espírito Santo. Amante da história incentivou e resgatou o folclore local e cuidou da manutenção/ restauração dos monumentos históricos do município. Especialmente da reforma na igreja jesuítica de Araçatiba e do monumento em homenagem aos primitivos povoadores açorianos.  Faleceu em 1986 e deixou uma obra inédita: Evolução política do Espírito Santo.

Lançamento da Coleção de Livros de Heribaldo Lopes Balestrero
Quando: Terça-feira, dia 24
Hora: 19 Horas
Local: Teatro Municipal de Viana (Viana sede)