15/05/2014 07h11 - Atualizado em 05/01/2017 14h52

V Bienal Rubem Braga segue até este domingo (18)

Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, vai sediar, até o próximo domingo (18), a V Bienal Rubem Braga. A abertura do evento aconteceu nessa terça (13) e reuniu diversas autoridades.

O governador Renato Casagrande prestigiou o evento e enfatizou que a cultura é um dos pilares da sua gestão. Ele mencionou os projetos "Biblioteca Móvel" e "Biblioteca Transcol", que levam cultura para os capixabas. "Quando a gente oferece oportunidade de leitura, o público aproveita com muita intensidade", disse. Ele também aplaudiu a apresentação da orquestra do "Projeto Casa Verde", que emocionou os presentes com a canção "Meu pequeno cachoeiro".

Nádia Alcuri, gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo, representou a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) no evento. Ela destacou a importância de uma feira literária e afirmou ser uma honra para a secretaria estar envolvida em um evento tão grandioso.

O prefeito Carlos Casteglione elogiou a programação da feira literária, que deve receber 70 mil visitantes. "Acredito que é pela cultura que vamos transformar a realidade da nossa sociedade. É com o conhecimento que vamos fortalecer as relações de cidadania e fraternidade", declarou.
"O evento está imperdível. É o maior evento no meio cultural de Cachoeiro de Itapemirim. Convido toda a população para vir conferir a programação da feira. Será um acréscimo no seu aprendizado", disse a secretária municipal de cultura, Joana D?Arc Caetano.

A programação da feira literária, que segue até o próximo domingo (18), na Praça de Fátima, inclui lançamentos de obras de autores capixabas, contação de histórias, feira de livros, oficinas, palestras, exibições de filmes e shows nacionais de Oswaldo Montenegro, Zeca Baleiro e outros. A entrada é gratuita.

Paula Norbim/Erika Piskac /Márcia Almeida
Texto: Erika Piskac