06/07/2012 12h31 - Atualizado em 05/01/2017 14h36

Unidades de Atendimento Socioeducativo de jovens recebem sessões de cinema

 
Cem jovens em conflito com a lei, assistidos pelo Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), receberão uma visita diferente na próxima semana. A Mostra Meu Lugar, que está percorrendo bairros da Grande Vitória, realizará sessões de cinema no dia 09/07, às 14 horas, na Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica, e no dia 10/07, às 14 e às 15h30, na Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro), em Vila Velha.

Os socioeducandos assistirão aos vídeos feitos por jovens de quatro bairros da Grande Vitória sobre como enxergam e sentem o lugar onde vivem. A realização é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Sincades, por meio do Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ), com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e a execução do Instituto Marlin Azul.

Com roteiro, produção e direção dos estudantes de ensino médio da rede pública estadual, os filmes de curta-metragem foram produzidos a partir de oficinas básicas sobre a linguagem cinematográfica, totalizando 42 horas de aulas que incluíram noções de roteiro, produção, direção, captação de imagem e som, iluminação e edição.

A programação é composta pelos vídeos: "Controlando Minha Maluquez", dos alunos da EEEFM Mário Gurgel, de Terra Vermelha (Vila Velha); "Rose News", dos alunos da EEEFM Saturnino Rangel Mauro, de Nova Rosa da Penha (Cariacica); "Aleluia", dos alunos da EEEFM Marinete de Souza Lira, de Feu Rosa (Serra); e "A Vila, o Meu Lugar", dos alunos da EEEFM Maria de Novaes Pinheiro, de Vila Bethânia (Viana).

Na avaliação da pedagoga do Iases, Maria Helizabeth F. de Castro, o evento é uma oportunidade valiosa para os socioeducandos conhecerem as obras audiovisuais elaboradas por outros jovens, abrindo-lhes novas perspectivas sobre a juventude, suas atitudes e seus sonhos. "Os jovens atendidos pelas unidades poderão ver-se como agentes culturais ao saberem que outros jovens estão produzindo e criando. É também uma forma de enxergar os bairros a partir de um novo olhar e, assim, perceber que a própria vida pode ser diferente, pode ser transformada", destaca.

Cinema com moda - Além de contemplar as unidades socioeducativas, a Mostra Meu Lugar fará uma sessão aberta e gratuita no dia 11/07, às 19 horas, na pracinha de Nova Betânia, no município de Viana, fechando a primeira edição do projeto. A programação incluirá ainda um desfile de moda, reunindo os lojistas da região.

O Circuito - De 26 de junho a 1º de julho, a mostra percorreu ruas e praças dos bairros que receberam as oficinas, além de outras localidades, possibilitando o acesso das comunidades à cultura e ao conteúdo audiovisual produzido em variadas realidades. As sessões contaram com uma tela de cinema de 8 metros e 200 cadeiras para acomodar os espectadores e foram realizadas nos bairros Vila Bethânia (Viana), Nova Rosa da Penha (Cariacica), Nova Palestina (Vitória), Feu Rosa (Serra) e Terra Vermelha (Vila Velha).  As exibições marcaram ainda a entrega dos DVDs com as obras e o making of das produções para os jovens realizadores. Também faz parte do projeto a distribuição gratuita de 500 DVDs para cineclubes, pontos de cultura, escolas estaduais, além de mostras e festivais de cinema.

Conheça os vídeos - De olho nos personagens populares e irreverentes do bairro, os jovens realizadores de Terra Vermelha criaram o vídeo "Controlando Minha Maluquez". O documentário mostra a irreverência de Reginaldo Rayol, pedreiro que aproveita a feira tradicional do domingo para animar a comunidade com sua música e seu violão sem cordas.

Para realizar o vídeo "Aleluia", os estudantes de Feu Rosa percorreram algumas das 300 igrejas espalhadas pelo bairro para revelar os diferentes rituais praticados por moradores que se consideram convertidos pela fé.

No documentário "Rose News", os participantes das oficinas optaram por montar um vídeo em formato de telejornalismo, integrado por reportagens curtas sobre alguns desafios e conquistas de Nova Rosa da Penha. A pauta de temas inclui a falta de pavimentação de ruas, a necessidade de restauração de espaços de lazer e o problema da destinação inadequada do lixo, mas trata também da união dos trabalhadores em cooperativa para coletar e reciclar o lixo, o que gera trabalho e renda para várias famílias da região. Apesar de buscarem inspiração no formato jornalístico, os jovens diretores produziram um noticiário leve e descontraído, com toques de humor e improvisação.

"A Vila, o Meu Lugar", conta como os jovens de Vila Bethânia encaram a falta de opções de entretenimento, principalmente depois que a comunidade perdeu o ponto de encontro mais popular do lugar, a pracinha do bairro.

O que é o projeto - A Mostra Audiovisual Meu Lugar oferece a jovens do ensino médio de escolas públicas a oportunidade de aprender todas as etapas de produção audiovisual para a realização de um vídeo capaz de expressar suas ideias sobre o lugar onde moram.

O objetivo é estimular os jovens, com idade entre 15 e 24 anos, a refletirem sobre sua realidade local, seus potenciais, suas dificuldades e suas perspectivas para o futuro, a partir da experimentação da linguagem audiovisual. A Mostra é uma das ações do Projeto Cultura Presente cujo objetivo é contribuir para a construção da cidadania e das diferentes possibilidades de ser e estar no mundo, através da arte e da cultura.

O Projeto Cultura Presente integra o Programa Estado Presente que é uma iniciativa de enfrentamento e redução da violência, uso indevido de drogas e exclusão social. As ações do Programa são desenvolvidas em bairros específicos de forma integrada pelas diversas Secretarias Estaduais, diferentes esferas do Poder e parceiros privados, com a articulação da Secretaria Extraordinária de Ações Estratégicas (SEAE).

Programação

- Rose News

Roteiro, produção e direção: Alunos EEEFM Saturnino Rangel Mauro, Nova Rosa da Penha (Cariacica), 11 minutos

Sinopse: O telejornal aborda a realidade do bairro de um jeito bem humorado.

 
- Controlando Minha Maluquez

Roteiro, produção e direção: Alunos EEEFM Mário Gurgel, de Terra Vermelha (Vila Velha), 9 minutos de duração

Sinopse: Reginaldo Rayol é um personagem popular de Terra Vermelha.

 
- A Vila, o Meu Lugar

Roteiro, produção e direção: Alunos da EEEFM Maria de Novaes Pinheiro, de Vila Bethânia (Viana), 10 minutos de duração

Sinopse: As dificuldades e soluções encontradas por jovens para se divertirem numa comunidade que perdeu seu principal ponto de referência, a pracinha do bairro.

 
- Aleluia

Roteiro, produção e direção: Alunos EEEFM Marinete de Souza Lira, de Feu Rosa (Serra), 14 minutos de duração

Sinopse: A comunidade de Feu Rosa e suas 300 igrejas.

 
Programação
   

Unidade de Internação Socioeducativa (Unis) - Iases
Cariacica-Sede

Data: 09/07

Horário:14h
   
Unidade de Internação Metropolitana (Unimetro) - Iases
Vila Velha

Data: 10/07

Horário: 14h e 15h30
   
Nova Betânia
Pracinha do bairro - Viana

Data:11/07

Horário: 19h
   

 Mais informações:

Instituto Marlin Azul
Assessoria de Comunicação
Simony Leite Siqueira - (27)  9721-7395
Marialina Antolini - (27) 8123-8545
www.facebook.com/institutomarlinazul
www.twitter.com/InstitutoMarli

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim
3636 7110
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard