12/09/2012 10h26 - Atualizado em 05/01/2017 14h22

Uma sátira à modernidade no Maes na Tela

No próximo domingo (16), às 14h, a pesquisadora Eliana Kuster conduzirá o bate-papo após a exibição do filme

As tensões entre o tradicional e o moderno é uma das temáticas do filme Mon Oncle, primeiro longa-metragem colorido do diretor francês Jacques Tati de 1958. A produção será exibida no próximo no próximo domingo (16), às 14 horas, no Museu de Arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo. (MAES)  Após a projeção, a pesquisadora e arquiteta Eliana Kuster mediará um debate sobre cinema, modernidade e urbanidade. A entrada é franca.

A sessão de cinema faz parte do projeto Maes na Tela e é uma das atividades da Curadoria Educativa das exposições "A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha e do Corte" e "Gravura/ES".

Mon Oncle é uma sátira à mecanização e à modernidade tecnológica. A partir dele serão abordadas questões relacionadas ao choque entre modos de viver e de pensar tradicionais e as progressivas inovações que trazidas pela modernidade.

Formada pela Ufes, Eliana Kuster é Mestre em Estruturas Ambientais Urbanas (FAU/USP) e Doutora em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ e EHESS, Paris). Suas pesquisas têm por objeto as relações entre o cinema e a vida social no espaço urbano. É de sua autoria o livro  "Marcovaldo e os doze passeios em Vitória: percursos temporais de conhecimento e valorização da região central da cidade".  Eliana também é professora do Ifes desde 1992 e professora convidada da Universidade de EHESS - École de Hautes Études em Sciences Sociales.

Serviço:

Maes na Tela com Eliana Kuster
Filme: Mon Oncle (de Jacques Tati, 117 min. / 1958)
Local: Auditório do Maes
Dia: 16/09 (domingo)
Endereço: Av. Jerônimo da Monteiro, 631, Centro - Vitória ES
Telefones: (27) 3132-8393 | (27) 3132-8390

Exposições "A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha e do Corte" e "Gravura/ES"
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes)
Horários de visitação: Terças-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras: das 10h às 18h Quartas: das 10h às 21h
Sábados, domingos e feriados: das 10h às 17h
Data: de 10 de agosto a 28 de outubro de 2012