25/10/2012 14h36 - Atualizado em 05/01/2017 14h38

Últimos dias para visitar exposição "A Gravura de Lasar Segall: Poesia da linha e do corte" no MAES

 
Para quem ainda não visitou, ainda dá tempo de conferir as exposições "A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha e do corte" e "Gravura/ES", inauguradas no início de agosto, no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes). A mostra, que conta com gravuras criadas por Lasar Segall entre 1913 e 1930 e com gravuras de artistas capixabas, permanecerá aberta até domingo (28). 

Com um público de quase sete mil visitantes em dois meses, em sua maioria alunos de escolas da Grande Vitória, a mostra chamou a atenção não só dos capixabas, mas também de turistas que visitaram o Museu. Ao todo, são 49 gravuras de formas chapadas, utilizando-se das técnicas de litogravura, xilogravura, calcogravura e serigrafia. A exposição de Lasar Segall, que circula pelo País desde 1999, chegou ao Espírito Santo por meio de uma parceria entre o Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Sesc. 

Durante a exposição, diversas atividades foram realizadas, incluindo oficinas, palestras e rodas de conversa, com o objetivo de apontar caminhos possíveis para trabalhar, refletir e debater sobre a obra do artista, utilizando-se de outras obras artísticas para auxiliar na percepção e interpretação. Além disso, o Sesc capacitou 300 professores da rede pública estadual, municipal e privada, e toda a equipe interna do MAES, com o objetivo de formar multiplicadores dos conhecimentos sobre a arte de Lasar Segall, com objetivo de estabelecer, por meio de oficinas, um diálogo instigante sobre a obra do artista.

Visitas mediadas

O professor de Artes da Escola Dom Joao Batista da Mota e Albuquerque, Sandro Soeiro, passou pela capacitação oferecida pelo Sesc, a fim de aprimorar os conhecimentos e transferi-los para os alunos. "Foi feito em sala de aula, uma releitura de principais obras do Lasar Segall, além de utilizar-se das técnicas e materiais disponíveis para reproduzir na prática alguns trabalhos do artista expressionista" afirma.

Durante uma das visitas, os mediadores da exposição, Rafael Dias e Ludmila Cayres, mostraram todo o processo de criação das gravuras com instrumentos da antiguidade para ilustrar as técnicas de xilogravura e calcogravura. Foram apresentadas matrizes de madeira e metal, além de uma prensa, utilizada para transferir a imagem para o papel. 

O estudante Ramon Souza visitou o Museu pela primeira vez, e promete voltar. "O acompanhamento dos mediadores é muito importante, pois aprendemos não só sobre o artista, mas também todo o contexto histórico que as obras estão inseridas", conta.

Lembrando que, o último dia de visitação será no domingo (28), das 10h às 17h. A entrada é franca. 

Serviço:

Exposição: "A Gravura de Lasar Segall: Poesia da Linha e do Corte"
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (MAES)
Horários de visitação:
Terças, quintas e sextas: 10h às 18h
Quartas: 10h às 21h
Sábados, domingos e feriados: 10h às 17h
Data: até 28 de outubro de 2012
Entrada Gratuita
Visitas agendadas: http://museudeartes.wordpress.com/
Informações: (27) 3132-8390

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois Bastos
Texto: Erika Piskac
(27) 3636-7110
comunicacao@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard