25/11/2010 13h13 - Atualizado em 05/01/2017 15h01

Última apresentação da Temporada 2010 da Ofes no Theatro Carlos Gomes

A ORQUESTRA FILARMÔNICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - OFES, sob a regência de seu Maestro Titular, HELDER TREFZGER, realizará a ÚLTIMA APRESENTAÇÃO DA SÉRIE CONCERTOS SINFÔNICOS, TEMPORADA 2010, com ENTRADA FRANCA. O concerto será realizado às 20h, no TEATRO CARLOS GOMES, em Vitória. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro, uma hora antes do início do espetáculo.

O concerto terá obras de dois compositores alemães que dispensam apresentação: BEETHOVEN e BRAMHS. Brahms, considerado por muitos o sucessor de Beethoven, viveu entre 1833 e 1897 e era um admirador da obra de Beethoven, que viveu entre 1770 e 1827.

De Beethoven será apresentado o Concerto para piano e orquestra nº 4, completado em 1806. O crítico alemão Paul Bekker (1882-1937) escreveu que esse concerto é caracterizado "pela gravidade meditativa, por uma energia latente, capaz de expressar, de tempos em tempos, intensa vitalidade, mas preservando usualmente uma atmosfera de tranqüilidade".

Uma coincidência histórica de datas marca a apresentação da segunda obra, a Sinfonia nº 3, de Johannes Brahms, estreada em 02 de dezembro de 1883, em Viena e que, 127 anos depois, será apresentada pela primeira vez em Vitória. Reconhecida principalmente pela melancólica melodia do terceiro movimento, tocada inicialmente pelos violoncelos e depois pela trompa, a Sinfonia nº 3 obteve sucesso imediato. A obra é marcada pelo conflito e pela ambigüidade tonal e traz uma poderosa carga emocional que lhe rendeu o título de "Sinfonia Heróica de Brahms", uma comparação direta com a Sinfonia nº 3 de Beethoven, denominada Heróica.

Destaque para a participação do solista, o pianista Marcelo Verzoni, que desenvolve uma intensa carreira internacional e que vem se apresentado em países como Finlândia, Alemanha, Argentina e Hungria, dentre outros.

Sobre Marcelo Verzoni

Nascido em Porto Alegre em 1958, iniciou muito cedo sua formação musical, prosseguindo-a em São Paulo e no Rio de Janeiro, com Arnaldo Estrella. Após estudos de Letras Clássicas na USP, transferiu-se para a Alemanha, sendo admitido na Escola Superior de Colônia, na Classe de Mestres do professor Aloys Kontarsky. Concluída a graduação, especializou-se em música de câmara com os membros do Quarteto Amadeus, obtendo um segundo título.

O artista tem-se notabilizado como incansável divulgador da música brasileira. Mantém um contrato com a gravadora alemã Koch-Schwann, para a qual gravou dois CDs, distribuídos em toda a Europa, nos Estados Unidos e no Japão. Essas gravações têm sido comentadas nas principais revistas especializadas da Europa.

A publicação londrina Gramophone, por exemplo, referiu-se ao pianista como "intérprete sensível", ressaltando a delicadeza do seu toque. Segundo a revista CD Review, também de Londres, "Marcelo Verzoni demonstra notável maturidade. Sua interpretação de Ernesto Nazareth é simplesmente perfeita." Para a revista francesa Repertoire, a arte de Verzoni é "transcendente".

No Brasil, lançou O PIANO CARIOCA (selo Orpheus), um CD inteiramente dedicado a compositores nascidos no Rio de Janeiro, eruditos e populares. Nos últimos anos, tem-se apresentado repetidas vezes na Europa e nos Estados Unidos, além de percorrer o Brasil anualmente.

Em 1997, apresentou-se no Teatro Colón de Buenos Aires e no Theatro Municipal do RJ, onde participou da primeira apresentação mundial da série integral de Choros de Heitor Villa-Lobos. Na ocasião, acompanhado pela orquestra da casa, sob a regência de Roberto Duarte, foi o solista da obra Choros 11, o que valeu a inclusão do seu nome na lista dos melhores artistas do ano, elaborada pelos críticos do jornal O Globo.

Em 1998, depois de recitais na Hungria e na Alemanha, representou o Brasil no Festival Internacional de Kuhmo (Finlândia), onde apresentou sete programas inteiramente dedicados à música brasileira.

Paralelamente à carreira artística, vem-se destacando também na área acadêmica. Suas teses de mestrado e doutorado ? Ernesto Nazareth e o tango brasileiro e Os primórdios do "choro" no Rio de Janeiro ? têm despertado interesse nos meios culturais brasileiros e também no exterior. Atualmente Verzoni leciona piano na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ORQUESTRA FILARMÔNICA DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

TEMPORADA 2010

Série "CONCERTOS SINFÔNICOS"

Obras de: Beethoven e Brahms