19/08/2013 06h40 - Atualizado em 05/01/2017 14h28

Trajetória de Hermógenes Lima Fonseca é contada em livro

A obra, que integra a coleção Grandes Nomes do Espírito Santo, será lançada na próxima quinta-feira (22), na Biblioteca Pública do Espírito Santo

Um dos mais dedicados estudiosos e divulgadores da cultura popular no Espírito Santo, Hermógenes Lima Fonseca compôs, ao lado de Guilherme Santos Neves e Renato Pacheco, a chamada "santíssima trindade do folclore capixaba". Brincante e pesquisador, ele tem sua história agora contada no livro "Hermógenes Lima Fonseca", que será lançado na próxima quinta-feira (22), às 19 horas, na Biblioteca Pública do Espírito Santo, em Vitória.

A data foi escolhida por ser Dia do Folclore, uma vez que Hermógenes deixou como principal legado o seu trabalho de registro, divulgação e incentivo da cultura popular. Mestre Armojo, como era conhecido, colaborou de maneira fundamental para revelar a identidade cultural do Espírito Santo e conscientizar os grupos folclóricos do Estado sobre seu valor e sua importância.

Com pesquisa e texto de Bartolomeu Boeno de Freitas, a publicação integra a coleção Grandes Nomes do Espírito Santo, coordenada por Antonio de Pádua Gurgel.

Trajetória

Nascido em 12 de dezembro de 1916, no Sítio José Alves, em Palmeiras, distrito de Itaúnas, Conceição da Barra, Hermógenes viveu 79 anos, falecendo em 15 de maio de 1996, em Vila Velha.

Formado em Contabilidade e também em Direito, embora não tenha advogado, foi sindicalista e representante do Partido Comunista Brasileiro (PCB), com atuação em nível nacional. No entanto, foi pelo Partido Republicano (PR) que, em 1947, Hermógenes tornou-se o vereador mais votado na história da Câmara Municipal de Vitória.

Durante o regime militar, foi considerado subversivo, sofrendo perseguições por 11 anos. Com quase uma dezena de fichas no Departamento de Ordem Política e Social (Dops), foi detido diversas vezes e conheceu a dor da tortura.

Como escritor, foi autor de vários livros, abordando sobretudo a cultura popular em forma de contos, crônicas, ensaios, poesia e cordel. Contribuiu ainda para o resgate e a valorização do folclore com inúmeros textos para jornais, revistas e peças institucionais.

Serviço:
Lançamento do livro "Hermógenes Lima Fonseca", de Bartolomeu Boeno de Freitas
Quando: quinta-feira (22)
Horário: 19 horas
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo, Av. João Batista Parra, 165, Praia do Suá, Vitória - ES

Contatos para entrevista:
Bartolomeu Boeno de Freitas: (27) 9299-1701