10/11/2015 10h07 - Atualizado em 05/01/2017 15h22

‘Todas as faces de Maria’ em cartaz no Chile

A exposição ‘Todas as faces de Maria’, em cartaz no Museu do Colono, em Santa Leopoldina, será exibida a partir da próxima segunda-feira (16) no Centro Cultural Brasil-Chile (CCBRACH), em Santiago, no Chile.  A mostra vai integrar a programação do congresso “El universo afro en discusión: literatura, cultura e identidad” e ficará em cartaz até 20 de novembro.

Esta é a primeira vez em que a mostra será exposta fora do território brasileiro, desde que foi inaugurada em 2014 no Museu Capixaba do Negro Verônica da Pas (Mucane), em Vitória. ‘Todas as faces de Maria’ retrata a história de vida de Maria Laurinda Adão, importante personalidade da cultura negra cachoeirense e capixaba, que também é parteira, coveira, mãe de santo, trabalhadora rural, líder comunitária, militante dos mais variados movimentos sociais, mãe, avó, bisavó e mulher.

E neste sábado (12), Maria Laurinda embarca rumo ao Chile para conferir de perto a repercussão da exposição. “É muito bom ver que o que eu fiz a vida inteira e continuo fazendo lá na minha comunidade de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim, chama a atenção das pessoas até fora do Brasil. Sem dúvida ficarei muito emocionada”, declara Maria Laurinda.

A mostra é composta por 15 fotos feitas pelos fotógrafos Renilson Chagas, Luan Volpato e Dário Dias. No evento também será exibido o documentário e distribuído o livro que tem o mesmo nome da exposição.

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard