26/07/2011 12h00 - Atualizado em
05/01/2017 15h43
Theatro Carlos Gomes recebe orquestra internacional 'Capella Bydgostiensis'
O Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória, receberá nesta sexta-feira (29) a "Capella Bydgostiensis", considerada uma das principais orquestras de câmara da Polônia. A apresentação será às 20 horas, e a entrada é franca. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do concerto.
A orquestra se apresentará sob a regência do maestro convidado José Maria Florêncio, brasileiro, nascido no Ceará, naturalizado na Polônia, onde desenvolve carreira internacional. Atualmente, além de diretor musical e maestro da Orquestra Capella Bydgostiensis, é diretor artístico e musical da Ópera Báltica de Gdansk, também da Polônia.
O repertório para a apresentação terá obras do compositor Antonio Vivaldi, um importante músico italiano que viveu durante o século 17, e possui um estilo alegre e inovador. Além do italiano, a orquestra tocará as melodias de Marc-Antoine Charpentier, um compositor clássico francês do século 16, que produziu muitas obras para igrejas e teatros. Para finalizar, serão executadas as obras de Gra?yna Bacewicz, uma compositora e violonista polonesa do século 20, com reconhecimento internacional, principalmente nas composições com violino.
A "Capella Bydgostiensis" já percorreu as mais importantes salas européias, como o Palácio Real de Varsóvia, e Filharmonia Narodowa (Varsóvia - Polônia); Conservatório P. Czajkowskiego (Moscou-Rússia); Schauspielhaus (Berlin - Alemanha); Schloss Mirabell (Salzburgo - Aústria); Placio Real (Estocolmo- Suécia); El Escorial (Espanha); e Salão da Radio Holandesa (Utrecht-Holanda).
A Orquestra atualmente está nas mãos de um brasileiro, porém outros importantes maestros comandaram o grupo, dentre eles: Stanislaw Galonski, Wlodzimierz Szymalski, Karol Teutsch, Daniel Stabrawa e Miroslaw Jacek Blaszczyk. Quanto à discografia, o grupo possui gravações para selos da Polônia, Holanda, Espanha, e para programas de rádios e TVs européias.
O concerto é uma realização da Associação Cultural Ricardina Stamato, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult); e da Secretaria de Estado da Educação (Sedu); com o apoio cultural da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vitória; e Fundação Jônice Tristão.
Serviço
Orquestra Capella Bydgostiensis
Regência: Maestro convidado José Maria Florêncio
Local: Theatro Carlos Gomes - Centro de Vitória
Data: sexta-feira (29)
Horário: 20 horas
Entrada Franca - os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Teatro uma hora antes do início do espetáculo.
Informações: 3132-8396
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Texto: Letticia Müller - estagiária de comunicação
3636 7110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br
www.twitter.com/secult
www.secult.es.gov.br