19/05/2010 08h27 - Atualizado em 05/01/2017 15h34

Theatro Carlos Gomes reabre para a população com atrações russas

O Theatro Carlos Gomes, dentro da sua programação de reabertura, recebe nova atração russa nesta quarta-feira (19), às 20 horas. Depois do recital com o pianista Vadim Rudenko na noite desta terça-feira (18), sobe ao palco a orquestra Russian Virtuosi of Europe - conhecida como "as melhores cordas da Rússia". A apresentação comemora também os 56 anos da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

A entrada é franca. Tanto no concerto, como nas outras atrações, a distribuição de convites será da mesma forma. O público deverá retirar o ingresso na bilheteria do teatro, um por pessoa, uma hora antes dos espetáculos. Serão disponibilizados 300 ingressos por dia.

A singular combinação de música instrumental e o talento do conjunto fazem da orquestra Russian Virtuosi of Europe uma das mais inovadoras e interessantes da cena musical atual. Formada em 2004 pelo violinista russo Yuri Shislin, o conjunto integra músicos com significativa lista de prêmios e condecorações do país de origem.

Reabertura

Na reabertura oficial do Theatro Carlos Gomes, Dayse Lemos, secretária de Estado da Cultura, subiu ao palco e, no início de sua fala, frisou: "Estou estreando um sistema de som mais potente. Colocamos fim ao problema das companhias e artistas que precisavam alugar equipamentos por conta própria para conseguir a acústica e iluminação desejadas".

Ao falar da reforma, ela se emocionou: "O Theatro Carlos Gomes é como aquela joia de família, que guardamos com muito apreço e carinho. De tempos em tempos, é preciso cuidar dela para que não perca o brilho original".

O teatro recebeu intervenções como a recuperação da arquitetura externa e interna; restauração da pintura do teto, do piso da plateia e troca das cadeiras; realocação da subestação de luz com novo transformador, permitindo a reorganização do espaço onde funcionam a administração e a recepção; reforma dos foyers, banheiros e camarins. No total, foi investido R$ 1,286 milhão no espaço.

O público utilizou cadeiras novas, mais confortáveis, instaladas de forma que facilitou a circulação entre as fileiras. Dos 281 assentos, quatro são para obesos, e outros seis lugares são reservados para cadeirantes. As cadeiras dos camarotes, que somam 136 lugares (34 camarotes com quatro lugares cada), também foram substituídas. Com a medida, o Theatro fica com capacidade para 417 pessoas sentadas.

A plateia também observou o restauro da pintura do teto do Theatro, um trabalho de Homero Massena (1885 - 1974), mineiro radicado no Espírito Santo, inspirado nos grandes nomes da música (Carlos Gomes, Wagner, Bach e Verdi), em instrumentos e notas musicais.
Piano

Outra novidade foi o novo piano Steinway & Sons, modelo D-274 Hamburgo, uma doação do Instituto Sincades. A empresa Steinway é uma fabrica de pianos fundada há mais de 150 anos, em Nova York. Os projetos revolucionários e o acabamento excepcional da Steinway tiveram logo seu merecido reconhecimento.

Atualmente são 400 artesãos provenientes de 25 países que trabalham para produzir um piano Steinway. Cada piano é feito a mão, a exemplo dos primeiros instrumentos, confeccionados na segunda metade do século XIX. Eles talham cada peça a partir de oito tipos de madeira, dando-lhes forma, implantando-lhes os mecanismos, as teclas, as cordas, criando em cada peça uma identidade única. Não há dois pianos Steinway iguais.

A estreia do instrumento, nas mãos do pianista russo Vadim Rudenko, encantou o público com a execução das obras de Mozart, Chopin e Tchaikovsky.

Série Concertos Internacionais

A apresentação da orquestra Russian Virtuosi of Europe está inserida na série "Concertos Internacionais", organizada pelas Secretarias de Estado da Cultura (Secult), da Educação (Sedu), Fames e Associação Cultural Ricardina Stamato.

Outras orquestras internacionais estão programadas até o final do ano no Theatro Carlos Gomes. São elas: Orquestra da Estônia, em 16 de junho; Orquestra de Budapeste, em 18 de agosto; Orquestra da Tchecoslováquia, em 29 de setembro; Orquestra da Ucrânia, em 22 de outubro; e a Orquestra da Alemanha com o violinista, Kolja Blacher, em 18 de novembro.


Programação:

Quarta-feira (19) - Orquestra Russian Virtuosi of Europe
Horário: 20 horas
Retirada de ingressos: 19 horas

Quinta-feira (20) - monólogo "A Poltrona  Escura", com  Cacá Carvalho
Horário: 20 horas
Retirada de ingressos: 19 horas

Sexta-feira (21) - Mostra dos espetáculos premiados pelo Edital de Residência de Grupos de Artes Cênicas
Espetáculo: "Corpo Deserto", da Cia. de Dança Mitzi Marzzuti
Horário: 20 horas
Retirada de ingressos: 19 horas

Sábado (22) - Mostra dos espetáculos premiados pelo Edital de Residência de Grupos de Artes Cênicas

Espetáculo: "A comédia da esposa muda", Grupo de Teatro Rerigitiba, de Anchieta.
Horário: 12 horas
Local: Praça Costa Pereira - aberto ao público

Lançamento da revista "Intercâmbio em Artes Cênicas", e mesa redonda com  os diretores convidados pelo Edital de Residência em Artes Cênicas, que são  Aline Ferraz, Amir Haddad, Cláudia Palma, e Igor Ferreira. Os diretores locais Carlos Ola, Mitzi Marttuzi, Telma Amaral e Telma Smith também participam dos debates.
Horário: 18 horas

Espetáculo: "As estórias de um povo de lá", do Grupo Gota Pó e Poeira
Horário: 20 horas
Retirada de ingressos: 19 horas

Domingo (23) - Mostra dos espetáculos premiados pelo Edital de Residência de Grupos de Artes Cênicas
Espetáculo: "Descalça?", do grupo Beta de Teatro
Horário: 18 horas
Retirada de ingressos: 17 horas

Quarta-feira (26) - projeto Agora às Sete
Com Jair Oliveira e banda Cinco Nós
Horário: 19 horas
Retirada de ingressos: 18 horas

Sexta-feira (28) - ópera "La Bohème"
Com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes)
Regência do maestro Modesto Flávio e solistas Natércia Lopes, Licio Bruno, Edna de Oliveira e Eric Herrero.
Horário: 20 horas
Retirada de ingressos: 19 horas

Sábado (29) - Reapresentação da ópera "La Bohème"
Horário: 18 horas
Retirada de ingressos: 17 horas


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
3345 9273 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Assessoria de Comunicação/Fames
Paula Norbim e Daniela Ramos
Tels.:3132-1045
publicidade@fames.es.gov.br ou ass.imprensa@fames.es.gov.br

Aldeia Comunicação Corporativa
27 3215 1010
Geise Frigini - 27 9983 7157
Álvaro Vargas - 27 9316 9831

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard