10/10/2012 13h35 - Atualizado em 05/01/2017 14h38

Theatro Carlos Gomes é palco do VIII Festival Nacional de Teatro que começa neste sábado (11)

Começa neste sábado (13) o VIII Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fentev). Ao longo de nove dias, a capital capixaba será palco para 41 espetáculos em 53 apresentações.

A abertura oficial será às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes com a homenagem a quatro nomes das artes cênicas capixabas: Sebastião Alves dos Santos (Tião Xôxô), Milson Henriques, Maria Pulcéria e Edith Bulhões (em memória).

Logo em seguida, às 21 horas, o público assistirá ao espetáculo "A Peça do Casamento" (RJ), que conta a história de um casal que está junto há 30 anos no momento que o marido avisa à mulher que a está abandonando.

O que se segue é um duelo conjugal em que velhas feridas são reabertas, infidelidades são ressuscitadas, chegando à luta física entre o casal, embora a disputa seja, sobretudo, intelectual, com muito humor e ironia.

Programação

Mas a programação do dia começa mais cedo! O espetáculo "A Caravana da Ilusão", do Povo da Rua - grupodeteatro (RS), será encenado às 16 horas na quadra da Atlântica Ville, em Jardim Camburi. A peça propõe uma reflexão sobre o papel da arte e do artista na sociedade.

Utilizando a linguagem circense e do teatro popular, o grupo aborda essas questões de forma sensorial e poética no espaço urbano. A peça narra a saga de uma trupe mambembe que viaja até chegar a um lugar desconhecido, onde os caminhos se bifurcam.

Ás 18 horas, a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi recebe a tragédia "Antígona", texto do grego Sófocles que narra os últimos eventos ocorridos na família de Laio e Édipo. O espetáculo foca as defesas cegas e apaixonadas de Antígona e Creonte.

A entrada para os espetáculos é franca. Os ingressos deverão ser retirados nas bilheterias de cada teatro ou espaço cultural nos dias dos espetáculos, sempre a partir das 13 horas.

SERVIÇO:

VIII Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória (Fentev)

Peça: A Caravana da Ilusão - Povo da Rua - teatrodegrupo / RS

Quando: 13 de outubro (sábado), às 16 horas

Onde: Quadra da Atlântica Ville, Jardim Camburi

Duração: 1h10

Classificação: livre

Peça: Antígona / ES

Quando: 13 de outubro (sábado), às 18 horas

Onde: Escola Técnica Municipal de Teatro Dança e Música Fafi. Avenida Jerônimo Monteiro, 656, Centro.

Duração: 1h30

Classificação: livre

Peça: A Peça do Casamento / RJ

Quando: 13 de outubro (sábado), às 21 horas

Onde: Theatro Carlos Gomes. Praça Costa Pereira, Centro.

Duração: 1h10

Mais informações: (27) 3132-2067

Ingressos: retirada a partir das 13 horas na bilheteria do teatro.