31/01/2013 09h20 - Atualizado em
05/01/2017 14h44
Terceira idade é tema de encontro na Galeria Homero Massena

31/01/2013

O encontro foi um momento para a autora da exposição receber convidados e conversar sobre alguns temas suscitados pelo seu trabalho. "Íntima Idade" reúne 15 fotografias que retratam a intimidade da avó de Débora que faleceu recentemente aos 93 anos. Durante o Chá, os convidados relataram sobre as limitações que essa faixa etária encontra em diversos contextos e sobre o espaço que os idosos ocupam atualmente na sociedade.
As imagens da exposição trazem o registro de uma relação íntima e apresentam uma espécie de delicada "etnografia" afetuosa. Nas fotos, é possível perceber os detalhes de pequenos gestos e hábitos cotidianos que acabam revelando sobre a vivência religiosa, os cuidados pessoais e os laços de cumplicidade estabelecidos entre Débora e a sua avó.
Aberta no início de janeiro, "Íntima Idade" já levou diversas pessoas a procurarem Débora para contar sobre as suas experiências pessoais com familiares idosos. Para a fotógrafa, a perspectiva é de que o seu trabalho desperte as pessoas para a importância de valorizar os idosos enquanto depositários da memória familiar e da história de cada um. "É muito bom perceber que algo tão pessoal tem tocado as pessoas e contribuído para que elas fiquem mais atentas para as relações com as pessoas do seu convívio íntimo. É como se eu recebesse um abraço de volta ao saber dessas histórias", conta a fotógrafa.
Serviço:
Íntima Idade
Até 15 de fevereiro de 2013
Local: Galeria Homero Massena, Cidade Alta, no Centro de Vitória
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados das 13 às 18 horas.
Entrada gratuita
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois Bastos
Tel.: 3636 7111/9902-9302
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br