05/05/2010 12h03 - Atualizado em 05/01/2017 15h00

Temporada dos Concertos Sinfônicos tem início na próxima quinta-feira (13)

A Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), sob regência do maestro convidado Emílio de Cesar, realizará na quinta-feira (13) o primeiro "Concerto Sinfônico" da temporada, com entrada franca. A apresentação será às 20 horas, no Teatro Marista, em Vila Velha.

Tradicionalmente, a série "Concerto Sinfônico" acontece no Theatro Carlos Gomes, em Vitória, mas o espaço passa por obras de restauro. A distribuição dos ingressos é feita em duas etapas: o primeiro lote poderá ser retirado no Colégio Marista na segunda (10), das 7 às 18 horas. O segundo lote estará disponível no dia do concerto, a partir das 19 horas. Informações podem ser obtidas pelo telefone 4009-4200.

O maestro convidado, Emílio de Cesar, vindo de Brasília, foi durante anos regente titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, hoje denominada Orquestra do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Realizou seus estudos no Robert Schumann Institut, em Düsseldorf, Alemanha. Foi também regente titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, da Orquestra Filarmônica de Goiás e da Sinfônica de Goiânia. Vem regendo várias outras orquestras no Brasil, como as Sinfônicas de São Paulo, Porto Alegre, Paraná e Campinas; e também do exterior, como a Philharmonische Gesellschaft Düsseldorf, na Alemanha; a Orquestra de Córdoba, na Argentina; a Orquestra Sinfônica de Sheboygan e Manitowoc, no Estado do Wisconsin, nos Estados Unidos e a Sinfônica do Paraguai, no Teatro Nacional de Assunção.  É membro da Academia de Letras e Música do Brasil, na cadeira de n.º 54, de Assis Republicano.

Outro destaque no concerto é o solista Johnson Machado, professor da Escola de Música e Artes Cênicas de Goiás. Músico consagrado e de sólida formação, Johnson é graduado pela Universidade de Brasília, mestre pela Universidade de Miami e doutor pela Universidade do Kansas. Já se apresentou com várias orquestras e atua também como saxofonista, arranjador e compositor atuante na MPB, Choro & Jazz.

Programa
Neste concerto, a Orquestra apresentará obras de três compositores: um brasileiro, um alemão e um russo. O prelúdio "O Garatuja", do compositor brasileiro Alberto Nepomuceno (1864-1920), abrirá o programa. A peça, escrita em 1904 e inspirada na novela homônima do escritor José de Alencar, foi executada pela primeira vez em 1920 pela Filarmônica de Viena, regida pelo maestro e compositor alemão  Richard Strauss.

Na sequência, será apresentado o "Concerto para Clarinete e Orquestra nº 1", do alemão Carl Maria Von Weber (1786-1826). Essa obra revela a riqueza sonora do timbre do clarinete, permitindo que o clarinetista demostre toda a sua musicalidade.

Para fechar o programa será apresentada a suíte do balé "O Pássaro de Fogo", do compositor russo Igor Stravinsky (1882-1971). Encomendada pelo empresário artístico Diaghilev,  para os balés russos de Paris, a obra foi estreada em 25 de junho de 1910, quase 100 anos atrás. Depois o compositor retirou da obra três suítes, uma em 1911, outra em 1919 e por fim, uma última, em 1945. A versão apresentada pela Ofes neste concerto é a de 1919, uma das mais executadas.

Resumo de "O Pássaro de Fogo"

O príncipe Ivan vê um pássaro, todo de ouro e chamas. Ele o persegue em vão, conseguindo apenas arrancar-lhe uma de suas penas cintilantes. A perseguição conduziu o príncipe até os domínios do Rei Kastchei,  temível semideus que deseja apoderar-se dele para transformá-lo em pedra, como já tinha feito com vários cavaleiros valentes.
As filhas de Kastchei e as 13 princesas por ele aprisionadas intercedem e se esforçam para salvar o príncipe. Chega o pássaro de fogo e desfaz os sortilégios. O castelo de Kastchei desaparece e as jovens, as princesas, o príncipe e os cavaleiros libertados se apoderam das preciosas maçãs de ouro do jardim do rei.

Serviço:
Concerto Sinfônico  - com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo
- Data: quinta-feira (13)
- Horário: 20 horas
- Local: Teatro Marista, Rua Antônio Ataíde, 879 - Vila Velha
- Os ingressos podem ser retirados no Colégio Marista, de acordo com o seguinte cronograma: 1º lote: segunda (10), das 7 às 18 horas; 2º lote: na quinta-feira (13), a partir das 19 horas.
- Telefone para outras informações: 4009-4200

Assessoria de Comunicação/Secult