21/05/2014 22h33 - Atualizado em 05/01/2017 14h52

Teia Nacional da Diversidade promove cortejo nas ruas de Natal


O cortejo faz parte das atividades da Teia e já aconteceu nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Fortaleza

Grupos folclóricos, membros de entidades culturais e artistas de diferentes regiões se reuniram nesta quarta-feira (21) para sair às ruas de Natal no tradicional Cortejo da Teia Nacional da Diversidade. O desfile multicultural dos Pontos de Cultura e das redes da diversidade do Brasil percorreu cerca de 7 km e se concentrou na Praça Cívica, no Centro, onde um palco montado esperava pelos artistas e apreciadores. Foram cerca de 5 mil pessoas cantando e dançando ao ritmo de Maracatu, dança Indígena, Congado, Jongo, Boi Bumbá e outros, criando uma mistura de ritmos, etnias e costumes.

A vertente multiétnica foi representada por pontos que trabalham a matriz africana, povos indígenas, quilombolas e imigrantes.  Já a multicultural será mostrada através de orquestra de berimbaus, orquestra jovem de música erudita, tambores de Tocantins, tambores de Alagoas, batuque da Amazônia, grupo de xaxados, grupos de congados, moçambiques, cacuriá, boi do maranhão, folia de reis, maracatus, blocos afros, blocos carnavalescos, afoxés, jongo, carimbó, fandangos, hip-hop, tambor de criola e música pantaneira.

Mostra Artística

Integrando parte da programação da Mostra Artística, o TEIA conta com dois grupos culturais do Espírito Santo, o Grupo de Teatro Gota, Pó e Poeira, de Guaçuí, apresentando o espetáculo "Bumba meu Boi" e o Grupo de Dança Pomerana Fritzdanz, de Santa Maria de Jetibá, que irão se apresentar nesta quinta-feira (22) no IFRN, no Centro.

Com a proposta para a diversão e entretenimento, a Mostra Artística promete um painel nunca visto de nossa diversidade cultural junta e articulada em um mesmo encontro. A abordagem multicultural permite atender todos os gostos, e também revelar grandes descobertas.


Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard