Teatro Estúdio é reinaugurado na Galeria Homero Massena
Nesta terça-feira (06), foi realizada a abertura da exposição “Teatro Estúdio”, na Galeria Homero Massena, na Cidade Alta, em Vitória. Primeiro trabalho expositivo assinado individualmente por Hebert Baioco, “Teatro Estúdio” é uma instalação feita com entulhos retirados do Edifício das Fundações, prédio onde funcionou o Teatro Estúdio e onde está instalada a Galeria Homero Massena. Durante a abertura, além de poder transitar pela obra, o público assistiu à leitura dramática de alguma cenas da peça “Terror e miséria no terceiro reich”, de Bertolt Brech.
Em “Teatro Estúdio”, o público é convidado a reconstruir, por meio de suas percepções e performances, os diversos andares do prédio e a refletir sobre a memória e o pertencimento. A obra reconstrói um espaço que já não existe a partir da atualização de memórias sobre esse lugar. Interpretado pelos atores Agostino Lazzaro, Anderson Lima, Luiz Tadeu Teixeira, Maria Alice Costa e Maura Moschem, “Terror e miséria no terceiro reich” foi um das muitas peças montadas no Teatro Estúdio entre 1997 e 1991, período de seu funcionamento.
Ao evocar o nome do aparelho que foi desativado há décadas, o trabalho de Herbert Baioco propõe permear as questões da memória e do pertencimento, por meio das percepções entre o corpo e a arquitetura enquanto ruínas urbanas na contemporaneidade. Para isso, a instalação conta com a reconstrução da caixa cênica do Teatro Estúdio e com uma paisagem sonora carregada de temporalidade capaz de gerar uma abordagem crítica da história daquele espaço.
Graduado em Música pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Herbert Baioco já participou de exposições coletivas “Outubro” (2012), na Galeria de Arte Espaço Universitário, e “(en)rolo - Edital Ocupa2” (2012), na Galeria de Arte e Pesquisa. Em 2012, foi premiado pela Seleção de Poesia Sonora SoundWalk, em Lisboa, Portugal. Em 2013, vivenciou residências artísticas no Nuvem, em Resende (RJ) e no Sonic Mmaboleia, na África do Sul. Em 2014, realizou trabalhos técnicos para as obras “Audioguia”, da 31ª Bienal de São Paulo e “19.924.458”, de Christian Boltanski e participou de exposição coletiva do grupo MOLA na galeria de arte Fauna, em São Paulo. O Teatro Estúdio é o primeiro trabalho individual assinado por Hebert e contou com a orientação do pesquisador e artista visual Marcos Martins.
Serviço:
Teatro Estúdio - exposição de Herbert Baioco
Visitação: até 07 de março de 2015 - de segunda a sexta-feira
Horário de Funcionamento: das 9 às 18h
Local: Galeria Homero Massena (Rua Pedro Palácios, 99 - Cidade Alta, Vitória - ES)
Entrada gratuita