15/09/2011 13h06 - Atualizado em 05/01/2017 15h01

Tchaikovsky é tema da próxima 'Quarta Clássica'

O programa do próximo concerto da série "Quarta Clássica", da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo (Ofes), será composto exclusivamente por obras do compositor russo Tchaikovsky. A apresentação será na próxima quarta-feira (21), às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes, em Vitória. Os ingressos, a preços populares, custam R$2,00 (inteira) e R$1,00 (meia), podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do teatro.

Os músicos se apresentam sob a regência do Maestro Helder Trefzger, e o concerto contará com a participação especial do solista italiano Emmanuele Baldini. O violinista é o atual "spalla" da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Na abertura do espetáculo será apresentada a obra "Concerto para violino e orquestra em ré maior, Op. 35", um dos mais famosos concertos da literatura violinística. Foi escrito em 1878, e considerado intocável por Leopold Auer, na época um dos mais famosos violinistas. Entretanto, poucos anos depois, a peça foi estreada em Viena com grande sucesso. Recentemente a obra foi tema do filme "O Concerto", do diretor Radu Mihaileanu.

Outra obra que está na programação é a "Sinfonia nº 4, Op. 36", escrita entre 1877 e 1878, e estreada em 1878, em Moscou.  Trata-se de uma obra de grandes dimensões, preferida das principais orquestras mundiais. Tchaikovsky, em uma carta a uma amiga, referiu-se ao primeiro movimento da peça como um "ininterrupto revezamento da dura realidade com sonhos fugazes e visões de felicidade...".

Emmanuele Baldini

Nascido numa família de músicos, Emmanuele Baldini foi aluno da classe de "Virtuositè", de Corrado Romano, no Conservatório de Genebra. Estudou música de câmara com o "Trio di Trieste" e "Franco Rossi", tendo se aperfeiçoado em Berlim e em Salzburgo com Ruggiero Ricci. Vencedor de diversos concursos internacionais deu início à carreira solo após vencer o "Virtuositè", de Genebra; e o 3º prêmio no concurso Lipizer, em Gorizia.

Tanto como solista como em recitais para violino e piano, apresentou-se por toda a Itália, e pelas principais cidades europeias: Viena, Linz, Genebra, Munique, Berlim, Colônia, Frankfurt, Salzburg, Ljubljana, Bruxelas, Budapeste, Luxemburgo, Paris e Copenhague. Também se apresentou nos Estados Unidos (Nova York, Miami e Phoenix), Albânia (Tirana), Turquia (Istambul), Argentina (Buenos Aires, Rosário, Mar del Plata, Córdoba), Brasil (São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba), Austrália (Sidney, Melbourne, Adelaide), Chile, além de ter feito quatro longas turnês pelo Japão.

Como solista no repertório camerístico, apresentou-se com Ricardo Castro, Silvia Chiesa, Arnaldo Cohen, Antonio Meneses, Caio Pagano, Luca Ranieri, Maurizio Zanini e Lilya Zilberstein.

Emmanuele foi spalla da Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha, Orquestra de Trieste, Sinfônica da Galícia, tendo colaborado também com a Orquestra do Teatro alla Scala de Milão. Desde 2005 é spalla da Osesp e fundou o Quarteto Osesp, do qual é o primeiro violino.

Serviço:

Concerto da série "Quarta Clássica"
Regência: Maestro Helder Trefzger
Solo: Emmanuele Baldini (violino)
Obras: Tchaikovsky
Data: quarta-feira (21)
Local: Theatro Carlos Gomes
Endereço: Praça Costa Pereira, Centro - Vitória/ES
Ingressos: R$2,00 (inteira) e R$1,00 (meia) - podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do Teatro.

Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim