29/09/2010 12h01 - Atualizado em 05/01/2017 15h36

Solistas tchecos se apresentam na série Concertos Internacionais no Theatro Carlos Gomes

O projeto Cultura na Escola - Série Concertos Internacionais em sua quarta apresentação traz para Vitória o conjunto de câmara da Filarmônica de Brno, "Os Solistas de Câmara Tchecos". O espetáculo acontece hoje (29) de setembro, às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes.

A apresentação faz parte da programação do I Encontro da República Tcheca no Espírito Santo, que começou no dia 21 de setembro e vai até o dia 1º de outubro. Além de atrações culturais, o evento conta também com atividades voltadas para as áreas de turismo e economia.

A série de concertos mensais acontece sempre com orquestras renomadas do cenário internacional da música erudita, com realização da Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira, a Associação Cultural Ricardina Stamato, as secretarias de Estado da Cultura (Secult) e da Educação (Sedu), com apoio cultural da Secretaria de Cultura de Vitória e Fundação Jônice Tristão que comemora 75 anos do grupo.

Além do conjunto de câmara da Filarmônica Brno, seguem até o final do ano mais duas apresentações com a Orquestra da Ucrânia, em 22 de outubro; e a Orquestra da Alemanha, em 18 de novembro.

A entrada para os espetáculos é franca, sendo que os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, no dia do evento, a partir das 19 horas.

CONCERTOS DIDÁTICOS

O concerto didático, dentro do projeto Cultura na Escola da Sedu, será fechado para os alunos da rede estadual, e acontece no mesmo dia, às 14 horas, no Theatro Carlos Gomes. Participarão cerca de 450 alunos.

O objetivo é inserir os alunos das escolas da rede pública no contexto sócio-cultural e educacional, por intermédio da participação em apresentações musicais, fazendo com que os estudantes e a comunidade sejam estimulados pelo acesso a obras executadas por músicos de valores artísticos inigualáveis.

De uma maneira diferente, a vida dos compositores será narrada, além da exibição de imagens, dando a oportunidade dos alunos apreciarem e aprenderem sobre a obra e o autor de forma didática.

MASTERCLASS DE CORDAS

Outro diferencial da série 2010 são as masterclasses, ministradas por professores renomados internacionalmente, integrantes das orquestras convidadas.

As masterclasses são gratuitas e abertas à comunidade. Os músicos Miroslav Zavadilík (violino), Petr Psenica (viola), Pavel Sabacký (violoncello) e a novidade desta quarta edição, o oboista Vilem Veverka, todos da Orquestra, ministrarão as aulas no dia 29 de setembro, às 16 horas, na Fames.

Para obter mais informações sobre as inscrições, basta ligar para o telefone (27) 3636-3620, na Assessoria Acadêmica da Fames. O atendimento é realizado das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Czech Chamber Soloists - Brno

O conjunto de câmara da Filarmônica de Brno, "Os Solistas de Câmara Tchecos", estão em atividade há mais de três décadas. Em 1963, os principais músicos da orquestra se reuniram, sob a direção do violinista e spalla, Miroslav Matyá, para suceder ao famoso Collegium Musicum Brunense, tradicional conjunto de câmara fundado no início do século sob o impulso do famoso compositor Janacek.

A Orquestra de Câmara está entre os principais grupos da Europa Oriental e se apresenta em países como Suécia, Dinamarca, Alemanha, Itália, Áustria, Inglaterra; e regularmente realizam concertos em cidades dos EUA e no Japão como, Tokyo, Osaka, Nagoya, Fukuoka e Sapporo.

O conjunto é formado por doze cordas, e por alguns instrumentos como piano, cravo e sopros. Desde 1990, o conjunto ampliou o repertório e se apresenta na formação "Mannheim" de orquestra clássica com 40 músicos, integrando outros artistas da Filarmônica de Brno.

Os Solistas de Câmara Checos colaboram com os principais coros como o da Filarmônica Tcheca, tanto para apresentações na República Tcheca e em outros países como Áustria e Espanha, quanto para gravações importantes.

Desde o início de suas atividades a orquestra grava para inúmeras rádios e televisões, assim como para vários selos. O grupo tem participado do famoso Festival Rossini, em Wildbad, na Alemanha e tocado com solistas tais como Ivan Senats, Václav Hudecek, Florian Sonnleitner, Mario Ancilotti e Ab Koster.

Solista

Vilém Veverkas especializou-se na Academia de Música de Praga e na Berlines Hochschule für Musik "Hanns Eisler" e participou de vários masterclass com importantes oboistas, como Hansjörg Schellenberger, Maurice Bourgue, Albrecht Mayer, Heinz Holliger.

Integrou a Filarmônica de Berlin de 2003 até 2005 e venceu o Concurso Internacional de Tóquio em 2003. É músico convidado da Orquestra Filarmônica de Praga e da Orquestra de Câmara de Munique e da Rádio Checa.

Foi solista da famosa Gustav Mahler International Youth Orchestra, e foi regido pelos grandes maestros como Claudio Abbado, Pierre Boulez, Kent Nagano e Franz Welser-Möst.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA
Assessoria de Comunicação da Fames