25/08/2010 13h32 - Atualizado em 05/01/2017 15h36

Shows do projeto Circulação Cultural inauguram teatro de Muqui

Espetáculos musicais do projeto Circulação Cultural, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), serão as atrações da festa de inauguração do Teatro Nenê Paiva, em Muqui.

O espaço funcionará no térreo da Escola de Música Manoel Vicente de Castro, que será reaberta à população na mesma noite - sexta-feira (27), às 19 horas. A entrada é franca.

Será o primeiro teatro da cidade, batizado em homenagem à Maria Felizarda de Paiva Monteiro, conhecida como dona Nenê, primeira representante feminina no Brasil em uma Câmara do Espírito Santo, eleita vereadora em 1937.

A estreia do palco do novo espaço cultural de Muqui será feita pela tradicional banda da região - a "Lyra 24 de Junho". Em seguida, às 20h30, haverá apresentação do espetáculo "Jazz Antropofagia Brasileira", do grupo Jazz em Bossa - um dos selecionados pelo edital de incentivo da Secult, para se apresentar no projeto Circulação Cultural. No sábado (28), a programação continua às 20h30, com o show "Artigo de Luxo - um tributo às divas da música, da cantora Ava Araújo.

CIRCULAÇÃO PASSA POR TRÊS MUNICIPIOS NO FIM DE SEMANA

O projeto Circulação Cultural passará por outros três municípios no final de semana. São Gabriel da Palha receberá na sexta-feira (27), às 20 horas, o músico Fabiano Araujo. No sábado (28), haverá show da banda Cinco Nós, às 20 horas, na Praça do Sol Poente, em Colatina. Na mesma noite, às 19h30, Nova Venécia recebe a Família Negritude, no Centro Cultural Casarão.

PROJETO

A caravana do Circulação Cultural foi formada a partir da publicação do edital de número 002 - referente à circulação de shows musicais - que contemplou 15 grupos, em diversos gêneros. Cada grupo terá que realizar seis apresentações, até o final do projeto.

O Circulação Cultural entra em seu terceiro ano em 2010. O esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos permitiu, desde o início da ação, a realização de 280 apresentações em mais de 40 municípios, atingindo ao todo um público de 35 mil pessoas.

Por meio do Programa Gestão Integrada, a Secretaria realizou visitas periódicas a todos os municípios do Estado, com a finalidade de firmar parcerias para a realização dos espetáculos. Foram selecionadas as cidades que demonstraram interesse pela programação oferecida, e que tinham condições de abrigar as apresentações de forma adequada, seja no teatro, ou em espaço alternativo.

A programação para o período de julho a dezembro foi elaborada levando em conta a agenda dos artistas e a solicitação dos municípios, de modo a atender ao maior número possível de cidades de todas as regiões do Estado. As apresentações acontecem simultaneamente em locais diferentes, preferencialmente  nas sextas e sábados.

Sexta-feira (27)

Município: Muqui