26/06/2010 09h02 - Atualizado em 05/01/2017 15h35

Show de Amaro Lima encerra programação da MCA etnográfica em Pancas

O músico Amaro Lima, um dos contemplados pelo edital de circulação de espetáculos musicais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), apresenta seu show "Moborama" no encerramento da versão etnográfica da Mostra Capixaba de Audiovisual (MCA), neste sábado (26), às 21h30. A apresentação será logo após o anúncio dos vencedores da competição que envolveu 13 municípios da região do semi-árido capixaba.

Durante dois dias o público conferiu a exibição dos 13 documentários produzidos por estudantes de escolas públicas durante as oficinas de capacitação em audiovisual realizadas nos municípios participantes que são: Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Colatina, Governador Lindenberg, Mantenópolis, Marilândia, Nova Venécia, Pancas, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e Vila Pavão.

O tema de todas as produções foi "Culturas e Identidades Étnicas". Os jovens participaram ativamente de todas as fases de execução do documentário. Tiveram contato com equipamentos como câmeras, tripés, lentes, microfones, gravadores de som, e também acompanharam a edição. Dessa maneira, puderam identificar, reconhecer e valorizar as identidades regionais, promovendo a preservação da cultura e tradição dos municípios envolvidos.

Os realizadores concorrem a troféus de Melhor Filme, pelo júri popular e oficial; Melhor Edição, pelo júri oficial; e Melhor Roteiro, também pelo júri oficial.

Ação do Programa Rede Cultura Jovem

Além da Etnográfica, a Mostra Capixaba de Audiovisual (MCA) é composta por outras duas versões: a Mostra Capixaba de Audiovisual Ambiental (a tradicional Mova Caparaó), que entrará em sua sétima edição neste ano sediada em Guaçuí; e a Mostra Capixaba de Audiovisual Rural, que em seu segundo ano seguirá para Castelo. Essas três mostras competitivas vão envolver 40 municípios do Estado, em uma grande ação presencial conduzida pelo Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ)

O PRCJ visa identificar, dar visibilidade, potencializar e tornar acessível a produção artístico-cultural das juventudes capixabas. Foi constituído pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Sincades, e é executado pela ONG Universidade para Todos.

Durante a programação da Mostra Etnográfica, o PRCJ colocará no centro dos debates a utilização das novas tecnologias digitais com o intuito de formar um pólo de difusão e produção audiovisual na região. Serão oferecidas oficinas e será realizada uma mostra paralela de vídeos realizados por jovens capixabas. Além disso, parte das atividades do evento e o bate-papo com os realizadores convidados para a mostra paralela serão transmitidos ao vivo pelo Portal YAH! (www.portalyah.com.br).

A realização da Mostra está a cargo da Secult, da Secretaria de Agricultura Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com o Instituto Sincades e o Sebrae-ES. A produção é do Instituto Parceiros do Bem.

A Mostra contará também com o apoio do Consórcio Intermunicipal do Caparaó, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), Associação Diacônica Luterana (ADL), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (FETAES) e dos municípios capixabas envolvidos.

Sábado (26)

10 horas - Oficina de Animação

11 horas - Oficina de Fotografia

14 horas - Oficina de Formação de Colaboradores Culturais no Portal Yah!
Local: Tenda do Programa Rede Cultura Jovem

14 horas - Mostra Paralela do Programa Rede Cultura Jovem (Tenda Principal)
Grito do Povo - 15? - Centro Cultural Caieiras (Cecaes)
Vídeos Olho da Rua - 10? - Centro de Comunicação e Cultura Popular Olho da Rua

14h30 - Transmissão ao vivo para o Portal YAH! do bate-papo com os realizadores da Mostra Paralela do Programa Rede Cultura Jovem
Convidados: representantes do Cecaes e do Olho na Rua

15h30 - Encontro com os participantes da Mostra
Mediação: Tati Wuo

17 horas - Palestra: "A Etnografia da Imagem"
Palestrante: Carla Osório - presidente da ABD Capixaba
Como a imagem foi utilizada como instrumento de pesquisa e para contar a história de diferentes culturas ao longo dos tempos.

19h30 - Apresentações culturais
Trakalatas
Hip Hop de São Domingos do Norte

20h30 - Premiação